Lista de questões de vestibulares sobre os alimentos transgênicos. Ler artigo Alimentos transgênicos.
Observe a tira abaixo.
Organismos transgênicos são aqueles que receberam e incorporaram genes de outras espécies. A aplicação da tecnologia do DNA recombinante na produção de alimentos apresenta várias vantagens, apesar de ser vista com cautela pela população.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes aos aspectos moleculares envolvidos no desenvolvimento de transgênicos.
( ) Os vírus podem ser usados como vetores para DNA de eucariontes. ( ) Os plasmídios são bons vetores por apresentarem replicação dependente da replicação bacteriana. ( ) As enzimas de restrição cortam o DNA em uma sequência de bases específica, chamada de sítio de restrição. ( ) As bactérias são utilizadas para expressar os genes humanos, por apresentarem os mesmos íntrons de um gene eucariótico.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – F – V – F.
V – V – F – V.
F – V – V – F.
F – F – V – V.
V – F – F – V.
“No Brasil, foram plantados 40,3 milhões hectares com sementes de soja, milho e algodão transgênicos em 2013, com um crescimento de 10% em relação ao ano anterior. Esse desempenho levou o Brasil a consolidar a posição conquistada em 2009, o de segundo lugar no ranking de área plantada com transgênicos no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos”.
Sobre o assunto, assinale o que for correto.
A característica de interesse retirada de outro organismo de espécie diferente será manifestada em decorrência da transcrição do RNA transportador sintetizado a partir do DNA recombinante;
As enzimas de restrição empregadas na tecnologia de DNA recombinante são fundamentais porque permitem modificar sequências de bases nitrogenadas do DNA;
Diferentes variedades de milho podem ser obtidas com a utilização de outros genes, por meio da técnica denominada clonagem;
As sementes de soja, milho e algodão transgênicos são produzidas pela técnica do melhoramento genético vegetal convencional;
Através da tecnologia do DNA recombinante foi possível produzir plantas geneticamente modificadas com genes bacterianos que conferem resistência a pragas da lavoura.
A tendência de aumento das áreas de cultivo de culturas transgênicas em alguns dos maiores produtores agropecuários mundiais intensifica os debates acerca dos impactos socioambientais da introdução dessas variedades na produção agropecuária.
Sobre a produção de alimentos transgênicos, assinale a alternativa incorreta.
A soja e o milho são culturas que se destacam em escala mundial, quanto ao cultivo de espécies transgênicas, além de produtos como o algodão e a colza.
Desde a década de 1990, intensificaram-se as pesquisas, o desenvolvimento e a aplicação das chamadas biotecnologias, que consistem, de forma ampla, na manipulação de microrganismos, vegetais e animais para a obtenção de algum processo ou produto.
O Brasil está entre os países que se destacam na produção de transgênicos.
Em nível internacional, o documento que estabelece a aplicação do Princípio da Precaução na questão da produção e do comércio de produtos transgênicos é o Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança.
O Princípio da Precaução, instituído pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, em 1992 (Rio-92), estabelece a liberação da produção de transgênicos para fortalecer a produção agrícola nacional, visando o aumento da produtividade e do volume desta produção.