Questões de vestibulares sobre o tema Herança poligênica ou quantitativa. Ler artigo Herança Poligênica.
Para explicar a herança da cor da pele nos humanos, existem dois modelos poligênicos. O primeiro se baseia na existência de dois genes com dois alelos cada um. O segundo admite a existência de três genes, cada um deles também com dois alelos. No primeiro modelo, indivíduos AABB seriam negros e aabb seriam brancos. No segundo modelo, AABBCC seriam negros e aabbcc seriam brancos. Em ambos os modelos, a ação dos genes e seus alelos seria aditiva, não existindo uma relação de dominância entre os alelos envolvidos. A cor da pele dependeria então da presença de alelos mais ou menos ativos na produção da melanina, sendo este um modelo típico de herança quantitativa.
Com relação à herança da cor da pele humana, é CORRETO afirmar que:
em ambos os modelos, o padrão de herança é autossômico recessivo.
no primeiro modelo, a chance de um casal duplo heterozigoto ter um descendente negro é de 6,25%.
no segundo modelo, a chance de um casal triplo heterozigoto ter um descendente branco é de 3,12%.
no primeiro modelo, há a possibilidade de existirem quatro classes fenotípicas diferentes.
no segundo modelo, pode-se prever a existência de sete classes fenotípicas diferentes.
na herança de padrão quantitativo, as condições ambientais têm pouca influência nos fenótipos.
o gráfico de distribuição das classes fenotípicas de uma herança quantitativa tende a apresentar uma distribuição contínua de suas classes.
Um exemplo clássico da Herança Quantitativa é a cor da pele em seres humanos, embora este não seja o único caso deste tipo de herança. Apesar de serem utilizadas letras maiúsculas e minúsculas para identificar os genes e seus alelos, esta maneira de escrever não indica que exista dominância e recessividade entre os alelos, conforme se pode deduzir pela observação dos resultados fenotípicos, mostrados no quadro abaixo.
Analise as proposições com relação à Herança Quantitativa.
I. O efeito dos alelos e dos genes é aditivo, ou seja, o efeito de um soma-se ao efeito do outro. II. Os fatores ambientais podem influenciar no fenótipo, neste tipo de herança. III. A distribuição dos fenótipos neste tipo de herança é contínua, ou seja, não existem apenas um, dois ou três tipos de fenótipos, existindo muitos intermediários. IV. Este tipo de herança tem ligação com o sexo, pois os genes estão localizados nos cromossomos X e Y.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
Somente a afirmativa I é verdadeira.
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.