Lista de questões de vestibulares e concursos sobre o Aquecimento Global. Ler artigo Aquecimento global.
Especula-se que o aquecimento global esteja interferindo nos recifes de corais australianos. Cerca de 13% do recife reduziu desde 1990. O excesso de gás carbônico produzido por atividades humanas pode:
reduzir a camada de ozônio e intensificar a entrada de raios UV nos oceanos. Esses raios devem causar danos nas células dos corais e provocar a morte deles.
intensificar a eutrofização nos oceanos e diminuir a taxa de gás oxigênio dissolvido na água. Isso provoca a morte dos corais.
reagir com gases sulfídricos e formar a chuva ácida. Amudança no pH da água provoca a destruição dos endoesqueletos dos corais.
ser absorvido pelos oceanos e formar o ácido carbônico, que pode dissolver o esqueleto dos corais. Isso ocasionará a perda da sustentação do animal.
aumentar a temperatura da água e, com isso, as células do animal começam a se desintegrar e não conseguem manter o esqueleto de fosfato de cálcio resistente.
De acordo com o relatório “A grande sombra da pecuária” (Livestock’s Long Shadow), feito pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, o gado é responsável por cerca de 18% do aquecimento global, uma contribuição maior que a do setor de transportes.
Disponível em: www.conpet.gov.br. Acesso em: 22 jun. 2010.
A criação de gado em larga escala contribui para o aquecimento global por meio da emissão de:
metano durante o processo de digestão.
óxido nitroso durante o processo de ruminação.
CFC durante o transporte de carne
óxido nitroso durante o processo respiratório
dióxido de enxofre durante o consumo de pastagens.
Sobre a preocupação com as questões ambientais, é CORRETO afirmar que:
apesar do impacto causado pelo lançamento de bombas atômicas, o século XX foi isento de catástrofes ambientais.
a Conferência de Estocolmo sobre o Entorno Humano, ocorrida em 1972, foi um encontro a portas fechadas no qual os debates eram monopolizados pelos representantes dos governos das nações que compunham a ONU.
a explosão das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki foi um dos fatores que levantaram questões importantes sobre o quanto as decisões humanas podem determinar o desaparecimento do homem bem como o de outras espécies do planeta.
a WWF e o Greenpeace são duas organizações ambientalistas de alcance internacional, criadas para desenvolver projetos de conservação, educação ambiental e ações que visem pressionar governos e empresas a tomarem medidas de proteção ambiental.
em 1992 aconteceu, no Rio de Janeiro, a Eco-92, um fórum de discussão que tratou de inúmeros problemas ambientais.
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (http://www.ipcc.ch) é uma das maiores redes globais de cooperação e coordenação de pesquisas sobre mudanças climáticas globais. O aquecimento global é uma das maiores preocupações desse vasto grupo de cientistas do mundo todo.
Considere as afirmações abaixo, sobre as consequências do aquecimento global.
I - O Monte Kilimanjaro na África, porções da Cordilheira dos Andes e da Cordilheira do Himalaia provavelmente perderão a maioria de seu gelo glacial nas próximas duas décadas. II - A intensidade dos ciclones tropicais, correlacionada à elevação das temperaturas da superfície do mar em regiões tropicais, aumentará. III - Secas mais longas e intensas, particularmente nos trópicos e subtrópicos, como as regiões do Sahel, Mediterrâneo, África meridional, Oeste dos Estados Unidos, já estão sendo observadas e aumentarão de intensidade.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (na sigla em inglês, IPCC) prevê que nas próximas décadas o planeta passará por mudanças climáticas e propõe estratégias de mitigação e adaptação a elas. As estratégias de mitigação são direcionadas à causa dessas mudanças, procurando reduzir a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. As estratégias de adaptação, por sua vez, são direcionadas aos efeitos dessas mudanças, procurando preparar os sistemas humanos às mudanças climáticas já em andamento, de modo a reduzir seus efeitos negativos. IPCC, 2014. Climate Change 2014: synthesis report. Disponível em: http://ar5-syr.ipcc.ch. Acesso em: 22 out. 2015 (adaptado).
Considerando as informações do texto, qual ação representa uma estratégia de adaptação?
Construção de usinas eólicas.
Tratamento de resíduos sólidos.
Aumento da eficiência dos veículos.
Adoção de agricultura sustentável de baixo carbono.
Criação de diques de contenção em regiões costeiras.
Sobre problemas atmosféricos, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
As áreas centrais das grandes manchas urbanas apresentam temperaturas mais elevadas em relação à periferia, fruto da ausência de verde, excesso de prédios, asfalto, além da poluição que retém calor.
A queima de combustíveis fósseis advindos do carvão mineral e dos derivados do petróleo produz enormes quantidades de dióxido de carbono, fator de poluição atmosférica, sendo a China e os Estados Unidos os principais responsáveis.
O aquecimento da atmosfera da Terra deve-se às emissões de chaminés, queimadas e escapamentos de veículos, cujas consequências podem ser desastrosas para todo o planeta e quem nele vive.
A carta do chefe Seattle mostra uma relação de vivência equilibrada e harmoniosa com o ambiente que vai ao encontro da proposta e do interesse do capital.
Analise o recorte jornalístico.
A respeito das causas e consequências do aquecimento global, assinale a assertiva que for CORRETA.
O aquecimento global tem acarretado uma maior frequência de atividades sísmicas e vulcânicas.
A ação antrópica sobre o clima provoca baixo impacto, principalmente na biosfera devido à sua acelerada capacidade de regeneração, por isso é falso o alarme de aquecimento global.
As mudanças climáticas globais constituem um dos mais debatidos problemas ambientais da atualidade. A emissão de gases-estufa, gerada principalmente pelas atividades do setor terciário, pode contribuir para a aceleração do aquecimento global.
O aquecimento global é um fenômeno atmosférico causado, em escala local e regional, pela emissão de poluentes das indústrias, dos meios de transporte e de outras fontes de combustão.
A liberação excessiva de dióxido de carbono na atmosfera terrestre, proveniente, principalmente, da queima de combustíveis fósseis, é uma das causas do aquecimento global.