Censo demográfico ou recenseamento da população é uma pesquisa realizada com todos os habitantes de um determinado território, a fim de obter informações acerca das condições de vida dessas pessoas. A pesquisa, além da contagem da população, busca conhecer as principais características de seus habitantes e dos domicílios em elas residem.
No Brasil, o Censo é realizado há pelo menos 150 anos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, é o órgão governamental responsável pela pesquisa, que é realizada de dez em dez anos. Tem caráter obrigatório e confidencial, ou seja, todos têm que responder e informações individuais não podem ser divulgadas.
No caso brasileiro, o censo demográfico tem por objetivo visitar todos os 5.570 municípios do território nacional. Todos os domicílios brasileiros, também serão visitados. Para o Censo de 2020 são estimados 70 milhões de domicílios. A fim de atingir essa meta, em 2020, mais de 240 mil pessoas participarão das etapas de preparação, coleta e análise dos dados. As pessoas que realizam as visitas aos domicílios, fazem a entrevista e aplicam os questionários são os recenseadores, que são contratados em caráter temporário, pelo IBGE, para realizar o trabalho.
Conteúdo deste artigo
Quantos somos? Onde estamos? Como vivemos?
O Censo demográfico fornece informações que permitem avaliar a evolução do quantitativo da população ao longo do tempo. Mostrando fluxos migratórios, crescimento e decréscimo da população a nível municipal, estadual e federal. É a principal fonte de dados da situação de vida da população brasileira.
Preparação do Censo
A escolha das perguntas que serão utilizadas nos questionários do censo é realizada pelo IBGE, que antes da coleta de dados, promove consultas públicas e debates amplos com a sociedade e órgãos técnico governamentais para que o alcance das
O Censo Experimental é realizado antes de uma operação censitária propriamente dita. É realizado um ensaio geral, com a finalidade de testar todas as definições e procedimentos antes da realização do censo em si. Este teste permite identificar falhas no processo e promover melhorias na estrutura e realização da coleta de dados. São realizadas entrevistas com moradores de um determinado município, para investigar, assim como o recenseamento, os seus modos de vida.
Para que serve o Censo Demográfico?
A grande operação censitária tem por objetivo fornecer um retrato detalhado de vários aspectos da população brasileira como educação, saúde, moradia, trabalho e condições de vida. Avalia as mudanças ocorridas em 10 anos e permite comparar dados e entender a evolução de indicadores sociais, por exemplo.
Os dados do censo são instrumentos essenciais para:
- Subsidiar políticas públicas, orientar o planejamento da gestão e orçamentos governamentais. Os dados permitem aplicar os recursos públicos nas áreas prioritárias.
- Serve de referência para a tomada de decisões de investimentos do setor privado, pois fornecem informações sobre o mercado consumidor, poder de compra, localização do público-alvo, e outros.
- É um fornecedor de informações indispensáveis há uma grande quantidade de estudos e pesquisas científicas das áreas econômicas, educacionais, de saúde, sociais e muitas outras.
Com as informações obtidas pelo censo demográfico é possível obter informações sobre a população total por sexo, por idade, a distribuição da população no território.
O Censo também é fonte de dados que fornecem referências para o planejamento e execução de políticas e investimentos que levem em conta a taxa de natalidade, fecundidade e mortalidade, o tipo e as condições das habitações, o nível de instrução e até indicadores sobre trabalho e rendimento da população.
A coleta de informações
Na pesquisa, são utilizados dois tipos de questionários:
- Questionário básico é aplicado em todos os domicílios brasileiros, possui cerca de vinte questões.
- Questionário amostra, é aplicado a 10% da população, por ser bem mais extenso e detalhado. São realizadas cerca de setenta questões.
Até o Censo 2000 os questionários eram de papel, preenchidos à caneta pelos recenseadores, o que dificultava muito o tratamento dos dados. No Censo 2010, o questionário em papel foi substituído integralmente pelo modelo eletrônico feito nos PDA (Personal Digital Assistant) que contavam com GPS assim possibilitando uma maior precisão, em razão da facilidade de acompanhamento dos mapas previamente construídos para a contagem.
Leia também:
Fontes:
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv34956.pdf
https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/22827-censo-2020-censo4.html?=&t=o-que-e
Análise de paradados do Censo Demográfico 2010: uma investigação de fatores associados a erros não amostrais do levantamento de dados http://www.scielo.br/pdf/rbepop/v33n3/0102-3098-rbepop-33-03-00679.pdf
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geografia/censo-demografico/