Lista de questões de vestibulares acerca do Desenvolvimento Sustentável. Ler artigo Desenvolvimento sustentável.
Sobre o desenvolvimento sustentável, discutido atualmente em todo o mundo pelos movimentos sociais e movimentos ambientalistas, pode-se afirmar:
I. É fruto da Terceira Revolução Industrial e tem como princípio básico o uso racional dos recursos naturais e das fontes de energias renováveis, na produção de equipamentos resultantes do desenvolvimento tecnológico.
II. Estabeleceu-se a partir da implantação da nova Divisão Internacional do Trabalho (DIT), na qual os países ricos responsabilizam-se por um tipo de produção industrial, com baixa emissão de gases tóxicos, dando margem aos países pobres a ampliarem a sua produção e conseqüente emissão de gases.
III. Resulta dos debates acerca dos problemas ambientais e configura-se como uma forma de progresso econômico que compromete o meio ambiente e tem como princípio o uso racional dos recursos naturais disponíveis e indisponíveis.
Está(ão) correta(s) apenas:
I e II
II
II e III
I
I e III
Pesca industrial provoca destruição na África
O súbito desaparecimento do bacalhau dos grandes cardumes da Terra Nova, no final do século XX - o que ninguém havia previsto -, teve o efeito de um eletrochoque planetário. Lançada pelos bascos no século XV, a pesca e depois a sobrepesca desse grande peixe de água fria levaram ao impensável. Ao Canadá o bacalhau nunca mais voltou. E o que ocorreu no Atlântico Norte está acontecendo em outros mares. Os maiores navios do mundo seguem agora em direção ao sul, até os limites da Antártida, para competir pelos estoques remanescentes. MORA, J. S. Disponível em: www.diplomatique.com.br. Acesso em: 14 jan. 2014.
O problema exposto no texto jornalístico relaciona-se à:
insustentabilidade do modelo de produção e consumo.
fragilidade ecológica de ecossistemas costeiros.
inviabilidade comercial dos produtos marinhos.
mudança natural nos oceanos e mares.
vulnerabilidade social de áreas pobres.
A coleta das fezes dos animais domésticos em sacolas plásticas e o seu descarte em lixeiras convencionais podem criar condições de degradação que geram produtos prejudiciais ao meio ambiente (Figura 1 ).
Figura 1
A Figura 2 ilustra o Projeto Park Spark, desenvolvido em Cambridge, MA (EUA), em que as fezes dos animais domésticos são recolhidas em sacolas biodegradáveis e jogadas em um biodigestor instalado em parques públicos; e os produtos são utilizados em equipamentos no próprio parque.
Figura 2
Disponível em: http://parksparkproject.com. Acesso em: 30 ago. 2013 (adaptado).
Uma inovação desse projeto é possibilitar o(a):
queima de gás metano.
armazenamento de gás carbônico.
decomposição aeróbica das fezes.
uso mais eficiente de combustíveis fósseis.
fixação de carbono em moléculas orgânicas.
Está havendo no mundo todo debates em torno da necessidade de um novo modelo e estilo de desenvolvimento. Apesar do crescimento da praticas aparentemente antagônicas em relação à conservação da biodiversidade, há uma preocupação internacional em refletir sobre soberania alimentar, não uso de produtos químicos, fortalecimento de praticas agroecológicas fortalecendo a interface conservação/desenvolvimento em quase todos os níveis da sociedade atual. Estamos falando de:
Economia de mercado;
Modelo de Desenvolvimento Sustentável;
Redução da biodiversidade no mundo;
Modelo econômico de desenvolvimento socialista;
Diminuição de práticas conservacionistas.
Leia atentamente o seguinte excerto sobre desenvolvimento sustentável:
“A natureza se levanta de sua opressão e toma vida, revelando-se à produção de objetos mortos e à coisificação do mundo. A superexploração dos ecossistemas, que os processos produtivos mantinham sob silêncio, desencadeou uma força destrutiva que [...] gera as mudanças globais que ameaçam a estabilidade e sustentabilidade do planeta [...]. O impacto dessas mudanças ambientais na ordem ecológica e social do mundo ameaça economia como um câncer generalizado e incontrolável, mais grave ainda do que as crises cíclicas do capital”. LEFF, Enrique. In: Saber ambiental – sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 56.
Considerando o excerto acima, assinale a afirmação verdadeira.
A discussão levantada pelo texto fortalece a tese de que o ambiente necessita ser interpretado cada vez mais a partir de bases ecológicas, com destaque para projetos de restauração e descontaminação de ecossistemas em desequilíbrio.
O texto apresenta-se otimista, sobretudo ao informar que a natureza entrou em sintonia com o progresso econômico e se converteu em um suporte para o desenvolvimento justo da sociedade.
Uma das interpretações do texto que pode ser realizada é a de que a sustentabilidade ambiental depende marcadamente do desenvolvimento do mercado globalizado, da eficácia da tecnologia e da racionalidade instrumental.
O texto sugere que a questão ambiental é um campo de ação política e econômica, inscrevendo-se nas grandes mudanças produtivas e de consumo contemporâneas.