Questões de vestibulares e exercícios sobre o tema Desertificação. Ler artigo Desertificação.
Os dois principais rios que alimentavam o Mar de Aral, Amurdarya e Sydarya, mantiveram o nível e o volume do mar por muitos séculos. Entretanto, o projeto de estabelecer e expandir a produção de algodão irrigado aumentou a dependência de várias repúblicas da Ásia Central da irrigação e monocultura. O aumento da demanda resultou no desvio crescente de água para a irrigação, acarretando redução drástica do volume de tributários do Mar de Aral. Foi criado na Ásia Central um novo deserto, com mais de 5 milhões de hectares, como resultado da redução em volume.
TUNDISI, J. G. Água no século XXI: enfrentando a escassez. São Carlos: Rima, 2003.
A intensa interferência humana na região descrita provocou o surgimento de uma área desértica em decorrência da ...
erosão.
salinização.
laterização.
compactação.
sedimentação.
Antes de o sol começar a esquentar as terras da faixa ao sul do Saara conhecida como Sahel, duas dezenas de mulheres da aldeia de Widou, no norte do Senegal, regam a horta cujas frutas e verduras alimentam a população local. É um pequeno terreno que, visto do céu, forma uma mancha verde — um dos primeiros pedaços da “Grande Muralha Verde”, barreira vegetal que se estenderá por 7 000 km do Senegal ao Djibuti, e é parte de um plano conjunto de vinte países africanos.
GIORGI, J. Muralha verde. Folha de S. Paulo, 20 maio 2013 (adaptado).
O projeto ambiental descrito proporciona a seguinte consequência regional imediata:
Facilita as trocas comerciais.
Soluciona os conflitos fundiários
Restringe a diversidade biológica.
Fomenta a atividade de pastoreio.
Evita a expansão da desertificação.
Sobre desertificação, é CORRETO afirmar que:
gera vários problemas e prejuízos para o ser humano. Com a formação de áreas úmidas, a temperatura diminui e o nível de umidade do ar aumenta, dificultando a vida do ser humano nestas regiões.
ocorre sobre afloramento rochoso onde antes havia solo, com aparecimento de ravinamento e voçorocas; o pouco solo restante apresenta, em geral, salinidade por causa de sua formação rochosa.
a ação antrópica gera principalmente a erosão laminar através da destruição da cobertura vegetal, que se agrava com as alterações nos índices pluviométricos, criando condições materiais para o desenvolvimento dos processos de desertificação.
no Brasil, a desertificação vem aumentando e atinge várias regiões. Nordeste (região do sertão), pampas gaúchos, cerrado no Tocantins, norte do Mato Grosso e norte de Minas Gerais são áreas do território brasileiro afetadas atualmente pela desertificação.
as áreas desertificadas são de clima árido e a evaporação potencial é menor que a precipitação média anual. Caracteriza-se pela presença de solos úmidos e de cobertura vegetal densa e pela ausência de xerófilas e de plantas temporárias.
Sobre os fatores climáticos que interferem na formação de desertos pelo globo, assinale a alternativa correta.
As vertentes a barlavento de cordilheiras são menos suscetíveis à chegada de umidade que as vertentes a sotavento, sendo, por isso, aquelas mais suscetíveis à formação de desertos que estas.
Correntes marítimas frias tornam estável a atmosfera dos locais, promovendo a formação de desertos no litoral.
A continentalidade é um importante fator formador de desertos, pois diz respeito a distância de áreas oceânicas, como é o caso do deserto do Atacama.
Áreas com predomínio de sistemas de baixa pressão atmosférica são mais suscetíveis à formação de desertos que as áreas com predomínio de sistemas de alta pressão.
Depressões interplanálticas são áreas fortemente suscetíveis à desertificação na região equatorial.
Analise o recorte jornalístico.
Desertificação é a degradação das terras nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultantes de fatores diversos tais como as variações climáticas e as atividades humanas.
Do ponto de vista da geografia ambiental, a desertificação no Ceará pode ser entendida como uma problemática:
Que leva a degradação das terras secas que causa sérios problemas econômicos. Isto se verifica principalmente no setor agrícola, com o comprometimento da produção de alimentos.
Local, tendo em vista que é um fator climático que ocorre apenas nos municípios dos Inhamuns.
Ambiental, levando em consideração que as olarias e carvoarias não degradam o meio ambiente com o corte e sim com a queima de árvores.
Regional, pois abrange a mancha do semiárido caririense. A causa desta desertificação está vinculada ao efeito topográfico, caracterizando uma desertificação por causas climáticas devido o barlavento da chapada do araripe e também antrópica, devido o desmatamento da caatinga.
Local, pois se limita aos núcleos de desertificação do baixo Jaguaribe, provocados, dentre outros fatores, pelo sobrepastoreio, e pela agricultura mecanizada.