Lista de questões de vestibulares sobre as formas de relevo. Ler artigo Formas de relevo.
As formações do relevo são consequências do que entendemos como ações resultantes de energia do interior do planeta que se manifesta pela dinâmica ou tectônica de placas, ou forças endógenas, ou também, de agentes exógenos por intermédio da associação do clima presente na área, manifestado pelas chuvas geleiras e ventos que dão forma escultural ao relevo através do processo erosivo. O relevo brasileiro, que tem sua origem muito antiga, é resultado da sucessão de vários ciclos climáticos juntamente com a ação de forças internas do planeta, o que resultou em três tipos distintos de relevo: planaltos, planícies e depressões. Podemos considerar, respectivamente então que:
Planaltos são formas de relevo elevadas com altitudes superiores a 300 metros. Planícies representam unidades de relevo recentes, caracterizados por superfícies muito planas ocorridos em detrimento do acúmulo excessivo de material sedimentar de origem lacustre, marinha e fluvial. Depressões são representadas por áreas rebaixadas em conseqüência da erosão, situadas entre as bacias sedimentares e os escudos cristalinos;
Planícies são formas de relevo elevadas com altitudes superiores a 300 metros. Planaltos representam unidades de relevo recentes, caracterizados por superfícies muito planas ocorridos em detrimento do acúmulo excessivo de material sedimentar de origem lacustre, marinha e fluvial. Depressões são representadas por áreas rebaixadas em conseqüência da erosão, situadas entre as bacias sedimentares e os escudos cristalinos;
Depressões são formas de relevo elevadas com altitudes superiores a 300 metros. Planícies representam unidades de relevo recentes, caracterizados por superfícies muito planas, ocorridas em detrimento do acúmulo excessivo de material sedimentar de origem lacustre, marinha e fluvial. e Planaltos são representados por áreas rebaixadas em conseqüência da erosão, situadas entre as bacias sedimentares e os escudos cristalinos;
Planaltos são formas de relevo exclusivamente depressivas, inferiores a 300 metros. Planícies representam unidades de relevo recente, caracterizado por superfícies muito irregulares ocorridos em detrimento do acúmulo excessivo de material sedimentar de origem lacustre, marinha e fluvial. Depressões são representadas por áreas soerguidas em conseqüência da erosão, situadas entre as bacias sedimentares e os escudos cristalinos;
A maior parte da Floresta Amazônica Brasileira está assentada em área de Planaltos;
As dunas se destacam entre as diversas formas de deposição de sedimentos eólicos.
Assinale a alternativa incorreta em relação às dunas.
A migração de dunas ocasiona problemas de soterramento e de assoreamento nas zonas litorâneas do Brasil, exigindo dragagem contínua.
Ventos dominantes vindos do sudeste formam enormes campos de dunas migratórias, que se deslocam ao longo da costa até encontrarem obstáculos como casas, rodovias, lagos, etc.
A parte da duna que recebe o vento é denominada sotavento e possui inclinação baixa, de 5º a 15º normalmente, enquanto a outra face, denominada barlavento, é protegida do vento e é bem mais íngreme, com inclinação de 20º a 35º.
As dunas transversais são também encontradas em ambientes fluviais como na Ilha do Caju, no delta do rio Parnaíba, no Maranhão.
Diferentes técnicas são utilizadas na tentativa de imobilizar dunas, uma das mais eficientes tem sido o plantio de vegetação ou de certas gramíneas na base da duna.
Relacione a coluna A, que possui o nome das formas de relevo, à coluna B, que possui a descrição destes relevos.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6
3 – 5 – 6 – 1 – 2 – 4
6 – 5 – 4 – 3 – 2 – 1
3 – 4 – 1 – 2 – 6 – 5
2 – 1 – 6 – 4 – 5 – 3