A Oceania é o menor continente do mundo (constituída por apenas 14 países e de certa forma todos são insulares) e junto com a América forma o chamado “Novo Mundo”, aliás é um continente que possui algumas similaridades com a América como a presença de povos nativos originários dali (índios nas Américas e aborígenes na Oceania) e a colonização europeia, sendo que na Oceania a colonização foi basicamente inglesa. Neste texto veremos alguns aspectos da Geografia da Oceania.
O território continental da Oceania se resume ao território australiano, mas devido a sua extensão pequena para um continente, bem como por ser ocupado apenas por um país, a parte continental da Oceania é vista muitas vezes como se fosse uma ilha. Além da Austrália continental, a Oceania é formada por diversas ilhas sendo a maior delas a Nova Zelândia que junto com a Papua-Nova Guiné e a Austrália formam a chamada Australásia. Outras ilhas são as chamadas Melanésia, Micronésia e Polinésia.
Conteúdo deste artigo
Aspectos ambientais
Atualmente um dos grandes problemas ambientais que tem afetado a Oceania, especialmente alguns pequenos países insulares como Tuvalu, tem sido o aumento no nível das águas oceânicas, em função do degelo das calotas polares.
Apesar de algumas controvérsias, o consenso da comunidade científica internacional é de que a causa principal do degelo é o aquecimento global, causado pelo agravamento do efeito estufa que tem como origem o buraco na camada de ozônio que tem sido aumentado pela poluição atmosférica.
O efeito deste aumento no nível dos oceanos é que algumas ilhas da Oceania estão desaparecendo debaixo da água, forçando alguns países como Tuvalu a fazerem acordos visando transladar seus cidadãos para outros países (como a Austrália) quando o seu território submergir completamente.
A Oceania é basicamente plana, sendo o território australiano formado principalmente por um planalto e algumas planícies. Por ser bastante plana, no nível do mar, o aumento das águas oceânicas tem uma maior facilidade para submergirem as terras deste continente.
Este continente também é muito lembrado pela sua curiosa fauna com animais únicos no mundo como o Canguru, o Diabo da Tasmânia, o Coala, entre outros. Sua vegetação varia bastante, possuindo florestas mais ao norte, com regiões semi-áridas com vegetação de arbustos e também áreas temperadas mais ao sul.
Aspectos culturais
Por conta da predominante colonização britânica, naturalmente há uma predominância da língua inglesa na Oceania, tendo o seu direito baseado na common law britânica e a religião predominante ser o cristianismo em sua vertente protestante e anglicana.
Isso não significa que não haja alguma cultura aborígine que ainda resista no continente, mesmo que bem diminuta. Apesar das longas políticas para que os nativos assimilassem desde cedo a cultura do colonizador (em alguns casos, inclusive com as crianças sendo retiradas das mães aborígenes para serem criadas na ilha da missão, aos cuidados da Igreja e do Estado). Inclusive o princípe William do Reino Unido, juntamente com sua esposa Kate Middleton, foram recebidos na ilha de Tuvalu com cerimônias tradicionais do povo nativo da ilha.
Aspectos econômicos
A Austrália e a Nova Zelândia são os países de maior destaque na economia da Oceania, sendo também dois países desenvolvidos e os maiores produtores mundiais de lã de ovelha. Além disso, produzem vinhos, carvão, gás, petróleo, ferro e minerais preciosos. Ouro e petróleo também estão presentes na Papua-Nova Guiné.
A produção de coco e seus derivados (como o óleo de coco) é fortemente presente nas demais regiões da Oceania. Já o turismo tem um destaque importante, sendo uma atividade econômica presente em toda a Oceania.
Leia mais:
Oceania
Referências:
http://australia2u.com.br/conheca-geografia-da-australia/
https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/Oceania/482088
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geografia/geografia-da-oceania/