Lista de questões feitas em vestibulares acerca da globalização. Ler artigo Globalização.
“A globalização é um fenômeno tão antigo quanto os Estados, e o seu desenvolvimento está associado às políticas definidas por eles... A evolução da União Europeia e a criação de outros blocos geoeconômicos regionais alimentam o ponto de vista segundo o qual a globalização tropeça na tendência de regionalização da economia mundial.” (MAGNOLI, Demétrio. Globalização: estado nacional e espaço mundial. São Paulo: Moderna, 1997, p.).
Considerando as palavras de Demétrio Magnoli, pode-se afirmar sobre a globalização:
O mundo tende para a decadência dos mercados e blocos regionais como a União Europeia, o Mercosul e o Nafta.
A globalização implica em o Estado assumir várias funções sociais antes abandonadas desde 1930.
O processo de globalização tende ao processo de estatização de várias empresas privadas.
Com a globalização há uma tendência de que o Estado abra mão de sua soberania completamente em nome do mercado e da concorrência.
A globalização reforça a capacidade do Estado de operar como intermediador entre as forças externas e a sociedade nacional.
O fenômeno mais importante e abrangente da atualidade e sobre o qual muito se tem escrito e debatido – a globalização e sua relação com os Estados Nacionais – envolve inúmeras dimensões, às quais devemos considerar em sua historicidade. Neste sentido, podemos corretamente destacar:
A recente crise econômica globalizada abarca e espalha o pânico exclusivamente nos “mercados emergentes” enquanto os países mais desenvolvidos se beneficiam com a crise e solidificam seus mercados.
No aspecto político, há uma crise mundial de poder, soberania e autonomia decisória dos Estados Nacionais que perderam totalmente a importância como agência decisória, tendo sucumbido diante da força poderosa do mercado globalizado e dos fluxos financeiros que não respeitam as fronteiras nacionais.
Os Estados Nacionais, embora tenham entrado num longo processo de transformações vinculadas à globalização, em todos os seus aspectos, ainda é um ator fundamental na economia mundial, não sofrendo quaisquer limitações em sua soberania e em sua autonomia decisória.
A formação do Estado Nacional constituiu-se em um longo processo histórico ainda nos séculos VIII e XIV na Europa Ocidental, durante o feudalismo, e envolveu a construção paulatina de uma autoridade central e soberana que foi aos poucos submetendo entidades de poder subnacionais, o feudo e a cidade (ou burgo), assim como entidades de poder supranacionais, isto é, a Igreja Católica e o Santo Império Romano Germânico.
Os primeiros teóricos importantes a contestarem a noção central de soberania do Estado e as condições para o exercício legítimo da autoridade sobre um território e uma população acerca do Estado foram Jean Bodin e Thomas Hobbes.
Neste momento que estamos vivendo, fica cada vez mais forte o processo de globalização da economia e de mundialização do capitalismo, com o enfraquecimento das economias nacionais e fortalecimento do mercado global.
Sobre o processo de globalização é correto afirmar que:
I. Com a globalização, houve um crescimento do comércio mundial, no entanto os países subdesenvolvidos ficaram fora deste comércio, o que aumentou ainda mais a concentração de riquezas nos países mais ricos. II. Com a globalização, está ocorrendo concentração de rendas nos países mais ricos, o que pode ser explicado, entre outros motivos, pela redução das tarifas de importação, que beneficiou muito mais os produtos exportados pelos países desenvolvidos. III. A globalização tem intensificado as migrações de pessoas dos países mais pobres para os países mais ricos. IV. O processo de globalização da economia diminuiu as desigualdades sociais em todos os lugares do mundo, diminuindo o desemprego e, consequentemente, a pobreza e a fome. V. Uma tendência do comércio internacional no processo de globalização é a criação de blocos comerciais. O que tem provocado a ampliação das trocas comerciais entre os países membros e diminuindo, consequentemente, as relações comerciais com o restante do mundo. VI. Com a globalização, ocorreu uma aceleração do tempo de deslocamento de pessoas e informações, integrando ainda mais a rede de transporte e comunicação no espaço mundial.
Estão corretas as afirmativas:
I, II e III;
I, V e VI;
II, III e IV;
II, III e VI;
III, V e VI.