Ilhas Malvinas

Por Thais Pacievitch
Categorias: América, Geografia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

As Ilhas Malvinas (cujo nome em inglês é Falkland Islands) são um arquipélago sulamericano, situado no atlântico sul, a uma distância de 480 km da Patagônia, 772 km a noroeste do Cabo de Hornos, 1080 km a oeste das Ilhas Geórgia do Sul e a 940 km da Ilha Elefante, localizada na Antártida.

Localização das Ilhas Malvinas ("Falkland Islands"). Foto: Peter Hermes Furian / Shutterstock.com

O arquipélago das Ilhas Malvinas possui um pouco mais de duzentas ilhas, onde se destacam duas ilhas principais: Ilha Grande Malvina, situada a oeste, tem superfície de 4377 km ² e Ilha Soledad, localizada a este, possui 6353 km².

Existe uma grande quantidade de pequenas ilhas satélites, a mais isolada é a pequena Ilha Beauchene a 55 km ao sul da Punta Del Toro, no extremo meridional da Ilha Soledad. Alguns destes grupos satélites formam verdadeiros arquipélagos, tais como os das Ilhas Sebaldes, situado a noroeste da Grande Malvina. Ao sul das Ilhas Malvinas está o banco Burdwood (planície submarina) encontrado a pouca profundidade e onde, depois de algumas análises, concluiu-se que é um local rico em jazidas de minérios e até petróleo.

Ilhas Malvinas ("Falkland Islands"). Foto: Rainer Lesniewski / Shutterstock.com

A primeira ocupação da ilha foi feita por uma companhia privada francesa (que reconheceu, prontamente, a soberania da coroa espanhola) quase simultaneamente com um assentamento britânico. Depois de evacuadas pelos espanhóis (07/021811), as ilhas ficaram sem um povoamento fixo. As ilhas Malvinas tornaram-se moradia esporádica para caçadores de focas e baleeiros.

As ilhas foram domínio argentino no período compreendido entre seis de novembro de 1820 até três de janeiro de 1833, quando foram ocupadas pelo Reino Unido, que as administra desde então. Durante a Guerra das Malvinas (dois de abril até quatorze de junho de 1982), o controle das ilhas foi novamente argentino.

A criação de ovelhas e a fabricação de lã são as principais atividades econômicas das Malvinas. A lã é o artigo mais exportado, mas também couros e peles. Dentre os artigos mais importados estão alimentos, combustíveis, têxteis, máquinas e armamento.

A moeda das ilhas é a libra malvinense, que equivale à libra esterlina, com circulação de cédulas e moedas com desenhos semelhantes aos da moeda inglesa.

Desde a constituição de 1985, as ilhas são administradas por um governador britânico e um conselho de dez membros, dos quais oito são eleitos. Os outros dois membros, o diretor e o secretário financeiro, não têm direito ao voto e formam parte da junta diretiva junto com três legisladores e o governador, presidente da mesma.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!