Lista de exercícios sobre imigração e emigração, retirados de provas de vestibulares. Ler artigo Imigração e Emigração.
Com base no mapa e nos seus conhecimentos sobre as migrações internacionais, assinale a alternativa INCORRETA:
Alguns países europeus e os EUA apresentam um significativo número de cidades com grandes contingentes de população imigrante.
A União Européia e os EUA têm estabelecido rigorosos controles de imigração, sobretudo em relação aos imigrantes ilegais vindos do Canadá.
Os países americanos, em particular os EUA, receberam um número significativo de imigrantes europeus até meados do século passado.
A Europa ocidental caracteriza-se atualmente por ser um pólo de atração de imigrantes, o que tem levado a uma regulamentação mais severa no controle da imigração.
O Oriente Médio, a Austrália e a China apresentam algumas cidades com grandes contingentes de população imigrante.
Assinale a alternativa incorreta, sobre o processo de imigração no Brasil, nos séculos XIX e XX.
Pressionados pelos vários relatos de maus tratos sofridos pelos imigrantes no território brasileiro, governos europeus, como o italiano e o espanhol - no início do século XX -, restringiriam a emigração para o Brasil.
Depois de 1822 o novo governo imperial procurou trazer imigrantes europeus para colonizar o vasto território brasileiro. A imigração de alemães, suíços e de outros germânicos dominaria a primeira metade do século XIX.
A partir, mais ou menos, de 1880, o problema da mão-de-obra para manter as lavouras de café, base da economia nacional, provocaria uma explosão da imigração no Brasil.
Dentro da questão da imigração, também havia outras motivações claramente racistas: "branquear o Brasil", para "civilizá-lo".
O processo de imigração no Brasil foi bastante uniforme, principalmente se compararmos os imigrantes instalados em Santa Catarina com aqueles instalados em São Paulo, no final do século XIX.
Observe a figura.
(ALMEIDA, Lúcia Marina de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: geografia geral e do Brasil. São Paulo, Ática, 2004, p. 228).
Sobre os movimentos migratórios da globalização, pode-se afirmar:
I. O processo migratório provocado pela globalização é uma contradição do capitalismo, visto que, por um lado, houve um acentuado crescimento industrial nos países em desenvolvimento; e, por outro, uma relativa redução da oferta de emprego.
II. Os imigrantes são indispensáveis para o desenvolvimento da economia de alguns países europeus. Isso justifica a posição da União Européia ao defender o ingresso e a legalização de imigrantes, mesmo que essa posição vá de encontro à opinião pública.
III. Muitos trabalhadores que perderam seus empregos, nos países desenvolvidos, não conseguem nova colocação com as vantagens anteriores. Isso tem provocado a redução da oferta de empregos para os imigrantes.
IV. A perda de postos de trabalho, provocada pelo progresso tecnológico nos países em desenvolvimento, poderá provocar o aumento da pressão por mais emprego nos países desenvolvidos.
Está(ão) correta(s) apenas:
I, III e IV
I e IV
I e III
II e III
I, II e IV
Sobre as questões demográficas na atualidade, é CORRETO afirmar que:
as migrações da Europa e para a Europa são processos recentes, que se intensificaram a partir das décadas de 1980 e 1990, quando da dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e da unificação alemã com a queda do muro de Berlim.
os problemas migratórios atuais têm diferentes motivações e fluxos entre regiões da África, do Oriente Médio e da América Latina.
depois de atingir um alto grau de desenvolvimento econômico e humano, os países que compõem a União Europeia têm criado políticas de estímulo à entrada de imigrantes, principalmente de cidadãos de origem sul-americana, que representam mão de obra com elevada qualificação.
a União Europeia criou condições para o livre trânsito de capitais e mercadorias entre os Estados-membros, entretanto há ainda sérias restrições ao movimento de trabalhadores.
um problema a ser enfrentado por autoridades europeias é o fluxo migratório de alguns países do noroeste e do leste europeu, embora estes países apresentem desempenho econômico muito semelhante ao dos países do lado ocidental.
estudos mostram que o principal motivo que intensifica os processos de migração internacional são as alterações no clima global.
uma das principais causas da imigração para a Europa são os problemas advindos da desestruturação de vários países da África e do Oriente Médio.
Argélia tem equipe “francesa”
A Copa do Mundo no Brasil terá, ao todo, 85 jogadores defendendo países onde não nasceram. Só a Argélia é responsável por levar 18 jogadores nascidos em outro país – a França, país que mais cedeu atletas a outras seleções, com nove jogadores que se naturalizaram na Costa do Marfim, na Argentina, em Camarões e em Gana. A naturalização é um caso antigo do futebol. O maior jogador da história de Portugal, Eusébio, nasceu em Moçambique. O caso dos argelinos é ligado à história do país. A maioria dos atletas nascidos na França é formada por filhos de argelinos que fugiram de seu país por causa das guerras e conflitos internos. Segundo a presidente da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Carmen Rial, embora a França tenha uma política de integração, na prática, os laços com as origens étnicas dos argelinos são mantidos. “Esses imigrantes moram nos subúrbios e continuam com práticas religiosas, língua e costumes da Argélia”, disse.
Disponível em: <http://brasileconomico.ig.com.br/brasil/2014-06-16/argelia-tem-equipe-francesa.html> Acesso em: 15 set. 2014.
Sobre movimentos migratórios e integração, é CORRETO afirmar que:
a diversidade populacional em vários países europeus, obtida através de múltiplas migrações, proporcionou o fim da xenofobia e de movimentos racistas.
a ocupação israelense em áreas destinadas pela ONU para a formação do Estado palestino foi bem recebida pelos palestinos, uma vez que estabeleceu a possibilidade de um acordo de paz entre ambos.
entre os fatores que favoreceram o crescimento urbano da China, pode-se citar a imensa quantidade de trabalhadores no país, muitos ex-trabalhadores rurais que se estabeleceram nas cidades ganhando baixos salários.
o processo pacífico de descolonização da Argélia permitiu uma maior integração entre os franceses e os argelinos que imigraram para a Europa.
o processo de nacionalização promovido na Era Vargas teve como uma de suas ações o fechamento de diversas escolas de língua alemã nas regiões coloniais do sul do Brasil.
Observe a tira a seguir, a qual ilustra, metaforicamente, um movimento migratório.
O processo de migração internacional pode ser desencadeado por diversos fatores, ganhando cada vez mais destaque nos noticiários atuais.
Sobre as migrações internacionais, assinale a alternativa incorreta.
A imigração é o processo mediante o qual pessoas estrangeiras ingressam em um país com o fim de estabelecer-se.
As normas internacionais de direitos humanos estabelecem o direito de toda pessoa sair de qualquer país, incluindo o dela. Somente em determinadas circunstâncias, o Estado pode impor restrições a esse direito. As proibições de saída do país repousam, em geral, em mandados judiciais.
As medidas tomadas pela maioria dos países desenvolvidos para restringir a entrada de imigrantes têm intensificado o tráfico de pessoas.
O principal motivo para os fluxos migratórios internacionais, no final do século XX e início do século XXI, está relacionado às catástrofes naturais, em que as pessoas deixam seu país de origem visando à obtenção de emprego e melhores perspectivas de vida em outras nações.
Um exemplo de movimento emigratório em direção aos Estados Unidos teve início na década de 1960, tendo como origem a Microrregião de Governador Valadares, no Estado de Minas Gerais.
Haiti. “Depois do terremoto de 2010, que matou 230 mil pessoas e deixou 1,5 milhão de desabrigados, 56 mil haitianos já emigraram para o Brasil, segundo o Ministério da Justiça. A maioria entra no país pelo Acre e segue de ônibus para os estados do Sul e do Sudeste." Disponível em: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/07/imigrante-diz-que-muitos-brasileiros-consideram-haitianos-como-escravos.html acessado em: 12/08/2015.
Haiti.
“Depois do terremoto de 2010, que matou 230 mil pessoas e deixou 1,5 milhão de desabrigados, 56 mil haitianos já emigraram para o Brasil, segundo o Ministério da Justiça. A maioria entra no país pelo Acre e segue de ônibus para os estados do Sul e do Sudeste."
Disponível em: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/07/imigrante-diz-que-muitos-brasileiros-consideram-haitianos-como-escravos.html acessado em: 12/08/2015.
Assinale a alternativa correta sobre os imigrantes haitianos instalados no Brasil.
A maioria dos haitianos instalados no país vêm de forma ilegal, visto que o governo brasileiro não possui uma política eficaz de controle de imigração.
Os imigrantes que vieram para o Brasil fazem parte de um programa governamental de parceria entre as embaixadas do Brasil e do Haiti nos mesmos moldes do “Mais Médicos”, porém expandido para outras áreas profissionais.
Os imigrantes haitianos possuem as mais diversas qualificações profissionais, no entanto, a maioria não consegue emprego correspondente à sua qualificação profissional, mesmo aqueles quem possuem curso superior.
Em Santa Catarina, os haitianos têm se concentrado no litoral e no Vale do Itajaí e se destacado em trabalhos nos centros urbanos, não havendo utilização da mão de obra haitiana no desenvolvimento da agricultura catarinense.
Os imigrantes haitianos só têm direito ao trabalho, sendo-lhes vedado ingresso a escolas e universidades.
Sobre as migrações internacionais que ganham cada vez mais destaque nos dias atuais, é correto afirmar que:
a população, ao sair de seu país de origem, é denominada imigrante e, ao entrar no novo país, é chamada de emigrante.
o Brasil tem atraído poucos migrantes, em função das dificuldades de instalação e de adaptação da população.
as catástrofes naturais são as principais causas de migrações externas.
as medidas tomadas pela maioria dos países desenvolvidos para restringir a entrada de imigrantes têm intensificado o tráfico de pessoas.
a crise econômica que afeta os países europeus afasta os migrantes, motivo pelo qual não têm buscado abrigo nesse continente.
O “mapa” representado abaixo, nos remete a pensar sobre pessoas que vivem em outros países nas categorias de imigrantes, refugiados e desplazados.
Com base nos recentes acontecimentos divulgados e destacados pela mídia em geral sobre a mobilidade espacial das populações no mundo pode-se afirmar que:
A Hungria é o principal país da União Europeia que se mostrou a favor do acesso livre dos refugiados Sírios a todos os países europeus.
Segundo as regras europeias em vigor, quem quiser pedir asilo num país da União Europeia terá de o fazer no país a que se pretende viver, sendo assim o migrante terá que ter passe livre em todas as fronteiras, até chegar no país que escolheu para viver.
A maioria dos imigrantes, que incluem refugiados dos conflitos na Síria, Iraque e Afeganistão, quer asilo político na Alemanha, país que mais tem recebido pessoas, pois não faz grandes restrições a entrada dos mesmos, e então, precisará desses imigrantes para manter sua força de trabalho em alta.
É claro e notório que as melhorias trazidas pela globalização vêm garantindo a mobilidade espacial cada vez maior das populações europeias com destino a países da África meridional.
A Hungria, República Checa, a Polônia, e a Eslováquia, são os países mais receptivos quanto a receberem os migrantes, e que não hesitam em sublinhar que grande parte dessa aceitação se deve a serem de religião muçulmana.
As migrações são fatos comuns desde a criação do mundo. No século XXI, a situação demográfica de muitos países da Europa Ocidental, do Canadá, do Japão e da Austrália constitui-se em fator de atração de migrantes. Todos esses países tiveram taxas de fecundidade abaixo do nível necessário para repor suas populações e passaram a contar com grande número de idosos.
Como consequência deste processo, pode-se apontar o(a):
incentivo oficial às migrações clandestinas.
aumento da migração feminina.
diminuição da população economicamente ativa, o que obrigou os países a contratar mão de obra imigrante.
aumento das guerras e do tráfico.
aumento dos direitos humanos dos refugiados.