Questões feitas em vestibulares acerca da imigração de italianos para o Brasil. Ler artigo Imigração Italiana no Brasil.
A imigração de italianos (desde o final do século XIX) e a de japoneses (desde o início do século XX), no Brasil, estão associadas a:
uma política nacional de atração de mão de-obra para a lavoura e às transformações sociais provocadas pelo capitalismo na Itália e no Japão.
interesses geopolíticos do governo brasileiro e às crises industrial e política pelas quais passavam a Itália e o Japão.
uma demanda de mão-de-obra para a indústria e às pressões políticas dos fazendeiros do sudeste do país.
uma política nacional de fomento demográfico e a um acordo com a Itália e o Japão para exportação de matérias-primas.
acordos internacionais que proibiram o tráfico de escravos e à política interna de embranquecimento da população brasileira.
A colonização italiana no estado de Santa Catarina se deu: no Vale do Rio Itajaí-Açu, no Vale do Itajaí-Mirim e no Vale do Tijucas e no Sul desta Província.
Assinale a alternativa correta sobre a colonização italiana.
Os colonos italianos introduziram no Brasil as rendas de bilro e as manufaturas.
O grande destaque desta colonização foi a notável quantidade de elementos humanos trazidos, as novidades culturais, a culinária, a linguística, a religião e o desenvolvimento da agricultura.
É dos italianos a tradição do cultivo do tomate, da maçã e do kiwi, em Frei Rogério.
O Estado recebeu inicialmente cerca de 30 famílias italianas, que se localizaram em Florianópolis, Palhoça e Biguaçu.
O centenário da imigração italiana ainda não foi comemorado porque os italianos foram as últimas levas de migrantes a chegarem no Estado.