O Instituto brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – é o órgão responsável por realizar estudos e levantar dados quantitativos e qualitativos sobre elementos do território, da produção e da população brasileira. O órgão foi criado em 1930, no governo de Getúlio Vargas, e segundo o site do órgão, a sua missão é de “retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento da sua realidade e ao exercício da cidadania.”
Conteúdo deste artigo
A importância do IBGE
O IBGE ao longo de sua história, elaborou e produziu um robusto conjunto de estudos e pesquisas sobre os distintos enfoques, que permeiam as características demográficas e socioeconômicas da população brasileira.
Várias das suas pesquisas tiveram uma significativa contribuição para o delineamento de políticas públicas de âmbito social e econômico. Vale ressaltar que os dados coletados e fornecidos pelo IBGE auxiliam em muitas pesquisas tanto em campos disciplinares das ciências humanas – tais como a Geografia, História, Sociologia, Ciência Política, Relações internacionais – como nos campos das exatas e biológicas – Matemática, Biologia, Medicina, Estatística, economia e demais ciências da saúde.
Quais são as atividades do IBGE?
O IBGE, enquanto instituição pública, tem como dever realizar as seguintes atividades:
- Análise e levantamento de informações estatísticas (população, renda, emprego, dentre outros);
- Produção e análises de mapas e outras especificidades geográficas;
- Disponibilização de dados relativos ao meio ambiente brasileiro;
- Arquivamento e divulgação de diversos dados sobre a população do país;
- Coordenação da produção de gráficos, dados e mapas sobre o território brasileiro.
- De dez em dez anos, realização do Censo demográfico que é o recenseamento de toda a população do Brasil;
O Censo Demográfico é a principal fonte de referências sobre as condições de vida da população em todos os municípios do país. O censo coleta informações como características dos domicílios, emigração internacional; dados do morador e mortalidade da população.
O IBGE e sua abrangência
Por conta da abrangência de sua atuação, o IBGE está presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, em que cada unidade federativa há uma sede estadual. O objetivo é facilitar a categorização dos dados e possibilitar ao IBGE uma maior organização das informações obtidas. Segundo dados do instituto, existem 581 agências para coleta de dados municipais.
O papel do IBGE para as políticas públicas
O IBGE, enquanto órgão governamental cumpre importante papel no planejamento, criação e implementação de políticas públicas no país. Por exemplo, se o governo quer alcançar o objetivo de diminuir o número de pessoas situadas abaixo da linha da pobreza, logo ele buscará dados para compreender a atual situação socioeconômica da população brasileira a fim de ter ciência dos principais locais e situações que devem ter atenção específica frente a esse problema.
Nos dias atuais, o IBGE realiza pesquisas aplicadas em diversas áreas sociais do país. Coleta periodicamente, informações sobre saúde, habitação, comércio, serviços, trabalho, população, turismo, produção, economia e finanças públicas. Essas, são algumas das várias temáticas abordadas e que visam dar detalhes sobre o estado socioeconômico que o Brasil passa.
Ao coletar dados e avaliar as formas de gerir um determinado problema, a secretaria responsável ou o órgão poderá traçar metas para enfrentar e alcançar seu objetivo, conhecer os pontos mais passíveis de atenção e estabelecer planos de execução referentes às particularidades de cada local específico.
Podemos citar como exemplo, o Censo Demográfico de 2010, que detectou que o país passa por uma mudança em sua estrutura demográfica e revelou uma tendência que indica um processo de envelhecimento da sua população. Baseado nestes dados, é que surgiram as discussões sobre a Reforma da Previdência, que atualmente, é uma pauta governamental que se encontra no foco das discussões da política no país.
Em razão da importância da agricultura comercial no PIB do país, o IBGE, realiza também o Censo Agropecuário. Pesquisa que pretende investigar a realidade rural brasileira, conhecer o perfil socioeconômico do campo brasileiro e fornecer dados para o planejamento do setor agropecuário.
Referências bibliográficas: