Lista de questões de geografia sobre o Mercosul, retiradas de provas de vestibulares e concursos. Ler artigo Mercosul.
O Mercosul é um processo de integração econômica regional que objetiva a construção de um mercado comum na América do Sul. Sobre o Mercosul, assinale a alternativa incorreta:
É um acordo que regula o livre-comércio entre os países membros e entrou em vigor em 1º de janeiro de 1995.
É um movimento de resistência ao processo de globalização econômica e cultural e tem como objetivo difundir a ideologia bolivariana apregoada por Hugo Chávez.
É um processo de integração econômica regional que objetiva a construção de um mercado comum na América do Sul.
Propõe a eliminação das barreiras tarifárias e não-tarifárias no comércio entre os países membros e a livre circulação de mão-de-obra e de capitais.
É um bloco econômico fundado na década de 1990 por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
O MERCOSUL e outros blocos econômico-comerciais, como o PACTO ANDINO, o MERCADO COMUM CENTRO-AMERICANO, o CARICOM (Comunidade do Caribe) e a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), constituem tentativas de integração de alguns países latino-americanos para promover os seus interesses diante do comércio internacional.
Considerando as relações entre o MERCOSUL e outros blocos econômicos, é correto afirmar:
A atual parceria entre o MERCOSUL e a União Européia representa um significativo contrapeso geopolítico ao poderio hegemônico dos Estados Unidos da América.
A aproximação entre o MERCOSUL e a União Européia não é relevante para os EUA, visto que, em 1990, houve um aumento de trocas comerciais entre esse país e o MERCOSUL.
Os subsídios agrícolas, fornecidos pela União Européia aos seus agricultores, aumentam a possibilidade de competitividade dos produtores rurais do MERCOSUL.
O Produto Nacional Bruto (PNB) do MERCOSUL, entre 1999 e 2001, sofreu considerável redução, devido à desvalorização das moedas do Brasil e da Argentina, apesar do alto crescimento econômico desses países.
As economias latino-americanas são pouco diversificadas, dificultando, assim, um incremento das relações comerciais entre o MERCOSUL, os EUA e a União Européia.
(Adaptado) A consolidação do MERCOSUL seguiu a tendência mundial de integração das nações com a criação dos blocos econômicos regionais. Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai assinaram, em 1991, o tratado de Assunção, que constituiu o MERCOSUL. Nesse mesmo ano, instalou-se uma zona de livre-comércio, isto é, grande parcela das mercadorias produzidas nesses quatro países podia ser comercializada internamente, sem a cobrança de tarifas de importação. Com base nesse enunciado, identifique a(s) afirmativa(s) verdadeira(s):
O MERCOSUL, formado por dois países emergentes e por outros dois produtores e exportadores de matéria-prima, já apresenta uma estrutura econômica sólida e definitiva.
Os EUA não têm interesse na consolidação do MERCOSUL, pois isso poderia pôr em risco o projeto ALCA.
A crise econômica da Argentina, em 2001, foi um dos maiores obstáculos, até hoje, para o MERCOSUL, repercutindo negativamente nos países integrantes e ameaçando o futuro do próprio bloco.
O Brasil e a Argentina já tiveram problemas nas discussões relativas aos setores automotivo e sucro-alcooleiro, o que não impediu o avanço em outras negociações dentro do MERCOSUL.
A crise argentina, em 2001, causou acentuada queda do PIB dos países do MERCOSUL, mesmo assim a economia brasileira manteve-se estável, aumentando, consideravelmente, suas exportações para o Uruguai e o Paraguai.
O Tratado de Assunção, com vistas a criar o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) foi assinado entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, em 26 de março de 1991. Os objetivos principais do Tratado de Assunção são: A integração dos Estados Partes por meio da livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos, do estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC), da adoção de uma política comercial comum, da coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais, e da harmonização de legislações nas áreas pertinentes.
Com relação ao MERCOSUL, assinale a alternativa incorreta.
O MERCOSUL não possui código aduaneiro comum, apesar de a tarifa externa comum ser um dos seus objetivos inicias.
Todos os países da América do Sul participam do MERCOSUL, seja como Estado Parte, seja como Estado Associado.
Em 2012, o MERCOSUL passou pela primeira ampliação desde sua criação, com o ingresso definitivo da Venezuela como Estado Parte.
Guiana e Suriname foram os últimos países a fazer parte do MERCOSUL como Estados Associados, em 2013.
Com mais de 310 milhões de barris em reservas certificados pela OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), o MERCOSUL possui a maior reserva de petróleo do mundo, apresentando-se como um dos principais potenciais energéticos do planeta.
México, Colômbia, Peru e Chile decidiram seguir um caminho mais curto para a integração regional. Os quatro países, em meados de 2012, criaram a Aliança do Pacífico e eliminaram, em 2013, as tarifas aduaneiras de 90% do total de produtos comercializados entre suas fronteiras. OLIVEIRA, E. Aliança do Pacífico se fortalece e Mercosul fica à sua sombra. O Globo, 24 fev. 2013 (adaptado).
O acordo descrito no texto teve como objetivo econômico para os países-membros:
promover a livre circulação de trabalhadores.
fomentar a competitividade no mercado externo.
restringir investimentos de empresas multinacionais.
adotar medidas cambiais para subsidiar o setor agrícola.
reduzir a fiscalização alfandegária para incentivar o consumo.