O Pântano é um tipo de ecossistema constituído de planícies parcial ou totalmente inundadas, cobertas com uma vegetação bastante densa e um solo com grandes quantidades de vegetação em decomposição. Forma-se geralmente em zonas em que não existe uma rede hidrográfica capaz de dar vazão à totalidade das águas acumuladas pelas chuvas. Os pântanos geralmente são formados por águas paradas e pouco profundas e constituem um dos tipos de ecossistemas das chamadas zonas úmidas (que constituem a fronteira entre os ecossistemas terrestres e os ecossistemas aquáticos). O ecossistema de pântano é também frequente na foz de grandes rios, sobretudo nos deltas, devido à sedimentação de aluviões e limos em terras ao nível do mar.
Por ser uma área alagada com poucos metros de profundidade (pode chegar a seis metros), a radiação solar pode penetrar até o fundo destas planícies possibilitando um maior aquecimento da água, fazendo com que a mesma tenha uma temperatura mais confortável para o desenvolvimento dos seres vivos neste ecossistema.
O bioma Pantanal no estado do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Brasil, tem este nome por ser uma planície sazonalmente inundada pelo rio Paraguai, mas não constitui verdadeiramente um pântano.
A fauna é composta por diferentes tipos de peixes, patos selvagens, cisnes, salamandras, cobras d'água, jacarés, rãs, gaivotas, raposas, entre outras espécies. A vegetação varia de acordo com o grau de salinidade da água que inunda o pântano, que pode ter baixo ou alto teor de sal. Nos pântanos com baixo teor de sal na água (considerados pântanos de água doce), são comuns ciprestes, eucaliptos, salgueiros, bordos e palmeiras. Por outro lado, os pântanos de água salgada têm pouca vegetação, porque a maioria das plantas não consegue se desenvolver em água salgada. Entretanto, a vegetação chamada de mangue é bem adaptada a este nesse tipo de ambiente.
Os pântanos ocorrem em diferentes lugares no mundo como o pântano Candaba (Filipinas), pântano Okavango (Botswana), pântano Bangweulu (Zâmbia), pântano Okefenokee (Estados Unidos), entre outros. Entre os serviços de ecossistema dos pântanos está à proteção contra tempestades, à regulação de enchentes e a facilitação da irrigação para a agricultura, além do habitat para uma enorme diversidade de aves, peixes e vida aquática. Estima-se que no mundo grande parte desse tipo de ecossistema de áreas úmidas tenha sido perdida no século 20, devido a fatores como produção agrícola intensiva, urbanização, desenvolvimento industrial, pressão imobiliária em áreas costeiras e poluição. Embora os pântanos correspondam a apenas 3% da superfície da Terra, eles têm papel importante no ajuste da temperatura do planeta, pois capturam mais gás carbônico do que todas as florestas do mundo juntas. E por estes e outros fatores que a preservação do ecossistema de pântano é muito importante para a população em termos econômicos e de saúde e para a melhoria da qualidade do meio ambiente.
Referências Bibliográficas:
ALVES, Fernando L. & ASCENSÃO, Elisabete. 2007. Zonas Húmidas: Ecossistemas de grande valor ambiental. SETA - Soc.Port. para o Desenvolvimento Educação e Turismo Ambientais.
WE ROCK TOUR. Lugares incríveis: os 8 mais belos pântanos do mundo. http://www.werocktour.com/curiosidades/os-8-mais-belos-pantanos-do-mundo/
PÂNTANO. <http://biomania.com.br/artigo/pantano>
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geografia/pantano/