Considerada uma rota formada por estreitos sequenciais na região norte da América, a Passagem do Noroeste localiza-se próxima ao Círculo Polar Ártico, possibilitando a junção do Estreito de Bering ao Estreito de Davis. Desta forma, faz uma conexão entre dois oceanos: o Pacífico e o Atlântico. Na região da passagem existem diversos canais profundos localizados entre as ilhas que formam o Arquipélago Ártico Canadiano, que fica no Oceano Ártico, ao norte do país.
De acordo com informações da ESA, European Space Agency, imagens feitas por satélites no ano de 2007 mostraram que a Passagem do Noroeste encontra-se limpa das geleiras e aberta. Porém, antes disso, a passagem pela rota só era possível quando feita com navios potentes, desenvolvidos especialmente para a quebra do gelo. A travessia podia ser feita na época dos meses mais quentes de verão no Oceano Ártico.
Em comparação com o ano de 2006, em 2007 o gelo do Ártico teve um derretimento dez vezes maior. Apesar dos cientistas acreditarem que tal fenômeno só fosse possível em um período gradual que duraria duas décadas, o degelo rápido fez com que uma abertura inesperada se formasse na Passagem do Noroeste.
Empresas envolvidas no segmento de transporte internacional de mercadorias especulavam que a navegabilidade da região poderia melhorar cada vez mais até o ano de 2020. Desta forma, a Passagem do Noroeste seria um ponto estratégico e uma rota que poderia substituir trajetos feitos pelo Canal de Suez e pelo Canal do Panamá.
Para se ter uma ideia da facilidade que a passagem traz, basta comparar o trajeto entre Londres e Osaka. Pelo Canal do Panamá, o caminho é de 23.300 quilômetros, pelo Canal de Suez, fica em 21.200 quilômetros. Porém, o trajeto feito pela Passagem do Noroeste é de somente 15.700 quilômetros. Caso a abertura verificada no ano de 2007 mantenha-se a crescer, é provável que daqui a alguns anos aconteça uma mudança drástica no que se refere às rotas comerciais feitas na região.
Fontes:
http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/965821-degelo-avancado-do-artico-abre-uma-nova-rota-navegavel.shtml
http://jus.com.br/revista/texto/14282/os-estreitos-utilizados-na-navegacao-internacional-e-o-direito-internacional-do-mar
http://ocirculo.wordpress.com/2007/09/17/aquecimento-global-abre-passagem-do-noroeste/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Passagem_do_Noroeste