Lista de exercícios sobre a história do Petróleo no Brasil e a Petrobrás. Ler artigo Petrobras e o Petróleo no Brasil.
A perspectiva de que o petróleo pode ser o caminho para levar o Brasil ao patamar de uma grande potência econômica habita o imaginário coletivo desde o início do século XX. O escritor Monteiro Lobato foi um dos primeiros defensores da ideia. Nacionalista, ele montou uma empresa de pesquisa, perdeu tudo o que havia ganhado com a literatura e ainda acabou preso por ter criticado militares favoráveis à abertura da exploração de petróleo a estrangeiros. (VEJA. São Paulo: Abril, n. 36, edição 2129, p. 64, 9 set. 2009.)
A perspectiva de que o petróleo pode ser o caminho para levar o Brasil ao patamar de uma grande potência econômica habita o imaginário coletivo desde o início do século XX. O escritor Monteiro Lobato foi um dos primeiros defensores da ideia. Nacionalista, ele montou uma empresa de pesquisa, perdeu tudo o que havia ganhado com a literatura e ainda acabou preso por ter criticado militares favoráveis à abertura da exploração de petróleo a estrangeiros.
(VEJA. São Paulo: Abril, n. 36, edição 2129, p. 64, 9 set. 2009.)
Com referência à questão do petróleo da qual também participou o escritor Monteiro Lobato, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
As iniciativas de Monteiro Lobato, que receberam apoio financeiro do governo Vargas, permitiram-lhe investir em companhias petrolíferas e pesquisas voltadas para a produção de álcool e biodiesel.
As discussões nacionalistas em relação ao petróleo tiveram resultados concretos, tais como a criação da Petrobras, que recentemente tornou o Brasil autossuficiente na produção petrolífera.
Monteiro Lobato tentou convencer a população e as autoridades que era preciso explorar o petróleo nacional para dar ao povo um padrão de vida à altura de suas necessidades.
O sucesso editorial de Monteiro Lobato na área da literatura infantil foi resultado dos subsídios para explorar petróleo recebidos do governo de Getúlio Vargas durante o Estado Novo.
Monteiro Lobato juntamente com economistas de sua época consideravam que o ferro e o petróleo formavam a base da prosperidade econômica dos norte-americanos e que poderiam, também, tornar-se a base da mesma prosperidade para o Brasil.
Monteiro Lobato recuperou os recursos perdidos na prospecção do petróleo, com a venda, ao governo, de um projeto de pesquisa que comprovava a existência de gás e petróleo na camada do Pré-Sal.
Sobre a criação da Petrobras, seu contexto histórico e a produção de combustíveis no Brasil, é CORRETO afirmar que:
a Petrobras (Petróleo Brasileiro S.A.) foi criada no governo Juscelino Kubitschek como uma das ações do Plano de Metas que proporcionou importantes mudanças econômicas e sociais no Brasil.
a campanha “O Petróleo é Nosso”, entre o fim dos anos 1940 e início dos anos 1950, esteve diretamente vinculada à criação da Petrobras em clara ação nacionalista do então governo brasileiro, contrário ao excessivo intervencionismo estrangeiro no país.
durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), a Petrobras obteve o monopólio da exploração de petróleo no Brasil, fato que rapidamente garantiu sua autossuficiência para o abastecimento interno.
entre as consequências da crise internacional do petróleo dos anos 1970, está a criação do Proálcool (Programa Nacional do Álcool) pelo governo brasileiro, com o objetivo de investir na produção de álcool combustível (etanol) como alternativa à gasolina.
criado durante o Estado Novo (1937-1945), o Conselho Nacional do Petróleo (CNP) determinou várias diretrizes a respeito do petróleo e que as jazidas pertencessem à União.
para viabilizar a criação da Petrobras, o governo brasileiro contou com o apoio financeiro dos Estados Unidos, através de empréstimos. Em troca, foi exigido o apoio declarado do Brasil ao bloco capitalista durante a Guerra Fria.
Assinale a alternativa correta em relação à prospecção de petróleo no Brasil.
Iniciou-se em escala comercial em 1953, com a criação da PETROBRAS pelo então presidente João Goulart.
Há nas jazidas da camada pré-sal a extração mais lucrativa na atualidade, justificada pelos altos preços do barril de petróleo no mercado internacional, nos últimos dois anos.
Há o monopólio da PETROBRAS na extração e na comercialização do petróleo no Brasil.
Ocorre principalmente na plataforma continental do Rio de Janeiro, onde estão nossas maiores jazidas.
Atingiu a autossuficiência em 1997, ano após o qual o Brasil passou a pleitear uma vaga na OPEP.
A recente crise institucional da Petrobrás remete a um dos temas mais complexos da economia mundial do século XX: a indústria petrolífera global.
Sobre esse setor e a participação da Petrobrás na mesma é correto afirmar, exceto:
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo - OPEP reúne muitos dos principais países produtores e exportadores. Para seus críticos é um cartel injusto. Para seus membros, uma defesa de seus interesses e projetos políticos estratégicos.
A Rússia de Putin tornou a exportação de petróleo um de seus principais trunfos. O presidente russo reestatizou várias empresas que haviam sido privatizadas no governo de Boris Yeltsin, seu antecessor, entendendo a importância estratégica do setor para a política interna e externa da Rússia.
Apesar da atual conjuntura, a Petrobrás foi e ainda é uma das empresas estatais mais exitosas do segmento. Nasceu em 1953, no governo de Getúlio Vargas, e teve seu monopólio quebrado no primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso.
As grandes empresas petrolíferas privadas dos EUA recentemente optaram por mudar drasticamente sua estratégia, fazendo uma transição tecnológica para a chamada era pós petróleo. Nesse sentido, hoje já produzem muito mais energia “limpa” do que a derivada da exploração de petróleo e gás.