Lista de questões de vestibulares sobre as placas tectônicas. Ler artigo Placas tectônicas.
A teoria da tectônica de placas afirma que a América do Sul e a África estiveram unidas e iniciaram sua separação há cerca de 125 milhões de anos.
Assinale a alternativa que contém o nome da era geológica em que se iniciou tal separação, o do bloco formado pela América do Sul e África e o do continente que também fazia parte deste bloco, sequencialmente.
Cenozoico – Laurásia – América do Norte
Arqueozoico – Pangea – Europa
Mesozoico – Gondwana – Ásia
Mesozoico – Gondwana – Antártida
Cenozoico – Laurásia – Austrália
Considere as afirmações abaixo, sobre a Teoria da Tectônica de Placas.
I - A litosfera, de acordo com essa teoria, está fragmentada em placas rígidas que se movimentam. II - As placas tectônicas são movidas pela convecção do manto, e a energia vem do calor interno da Terra. III - Os limites das placas apresentam feições de grandes proporções, como estreitos cinturões de montanhas, cinturões de terremotos e cadeias de vulcões.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas II e III.
I, II e III.
A crosta terrestre é formada por placas tectônicas que se movimentam em várias direções. O mês de abril de 2015 apresentou fenômenos relacionados à movimentação dessas placas tectônicas.
Sobre essas placas e os fenômenos originados, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
O vulcanismo e os abalos sísmicos são fenômenos geológicos restritos à bacia do Pacífico, onde há limites de placas convergentes e divergentes, sendo por isso conhecida como “Círculo do Fogo do Pacífico”.
O Nepal, país encaixado entre a Índia e a China, além de estar sobre algumas das montanhas mais altas do mundo, sofreu em abril deste ano intenso terremoto, matando milhares de pessoas.
A região turística dos Lagos, no Chile, sofreu sobremaneira com a erupção do vulcão Calbuco em abril, causando o cancelamento de voos de cidades próximas tanto no Chile quanto na Argentina.
O terremoto no Nepal e a erupção vulcânica no Chile são dois eventos geológicos localizados em regiões de atividade sísmica intensa, as quais se encontram nos limites de placas tectônicas.
Com base no infográfico abaixo, e diante das recentes informações vinculadas na mídia sobre o Terremoto no NEPAL pode-se afirmar que:
Com o desenvolvimento da Teoria das Placas Tectônicas, nos anos 1960 e 1970, fenômenos como o vulcanismo, os terremotos e a formação de cadeias montanhosas vêm tendo uma compreensão mais aprofundada. Isto permite, inclusive, a previsão de eventos de alta intensidade destrutiva, conforme o acontecido no NEPAL, já que, nessa região, a crosta terrestre:
Apresenta uma zona de encontro de placas tectônicas a sul-americana e a sul-africana com expansão do assoalho oceânico.
É o encontro de duas placas tectônicas: a eurasiana e a indiana, onde estas duas porções da crosta terrestre estão se aproximando, acumulando energia.
Está sendo empurrada para baixo, onde a placa sul-americana está formando uma fossa abissal.
Forma uma área de separação da placa euroasiática com forte epirogênese.
Se divide em duas placas a de Nazca e a Indiana que deslizam paralelamente em sentidos contrários.