Lista de questões de vestibulares sobre as regiões brasileiras. Ler artigo Regiões do Brasil.
O Brasil é uma República Federativa que apresenta muitas desigualdades regionais. Confrontando-se dois aspectos – a igualdade jurídica entre os Estados-membros e as disparidades econômicas entre as regiões – pode-se afirmar que:
o desequilíbrio econômico regional vem sendo, ao menos parcialmente, atenuado pelo menor número de representantes do Sudeste no Congresso Nacional, em comparação aos do Norte e Nordeste.
a região Norte é a menos representada no Congresso Nacional, fato notável principalmente no Senado, derivando daí uma situação de desigualdade perante as demais regiões.
a região Sul goza de ampla maioria de representação no Congresso Nacional, o que lhe tem permitido obter vantagens na redistribuição dos repasses federais.
o princípio da igualdade, garantido pelo número fixo de senadores por Estado, permite uma distribuição equilibrada dos repasses federais, entre as diferentes regiões do país.
os Estados nordestinos, apesar de sua pouca representatividade no Congresso, vêm assumindo liderança na definição das políticas monetária e cambial no país.
Assinale a alternativa que indica a correta relação entre a região brasileira, a atividade econômica existente, o uso de tecnologia e o relevo em que se desenvolve.
Região Sul – pecuária – melhoria genética – chapadões
Região Centro-oeste – agricultura comercial – irrigação – chapadões
Região Nordeste – pecuária extensiva – melhoria genética – planície costeira
Região Centro-oeste – agricultura de subsistência – sementes modificadas – serras
Região Sul – agricultura comercial – terraceamento – planície costeira
A tabela abaixo apresenta a população total, urbana e rural (em milhões de habitantes), das macrorregiões brasileiras, segundo os três últimos censos realizados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Assinale a alternativa que indica corretamente as regiões identificadas pelos números 1, 2 e 3.
Sul; Norte; Nordeste.
Norte; Nordeste; Sul.
Nordeste; Sul; Norte.
Norte; Sul; Nordeste.
Sobre o Problema da divisão regional do Brasil, assinale a alternativa INCORRETA:
A divisão do imenso território brasileiro em espaços geográficos regionais sempre constituiu um sério problema. Existem, portanto, várias divisões regionais do país, cada uma diferente da outra;
O complexo regional do Nordeste vai desde a porção Leste do Maranhão até o Norte de Minas Gerais, abrangendo pouco menos de 20% do território nacional;
O Nordeste, no século XX, passou a ser visto como uma “região problema”, área decadente que necessitava de ajuda governamental para se desenvolver;
De acordo com a divisão oficial do IBGE, a Amazônia termina nos limites dos Estados de Amazonas e Pará com Mato Grosso ou Maranhão;
As desigualdades regionais no Brasil vêm suscitando propostas separatistas, isto é, de pessoas ou políticos que apregoam à autonomia ou separação de sua região – principalmente o Nordeste e o Sul do País.
Analise o recorte.
O número representa 5,8 trilhões de litros de água. Isso seria suficiente para abastecer a cidade de São Paulo por sete anos e meio.
Entre as capitais, a variação no índice de perdas é ampla, com a menor em Goiânia, com 21,3%, e a maior em Macapá, 73,6%. Já se tratando por regiões, a que mais desperdiça água tratada é a:
Nordeste
Centro-Oeste
Sudeste
Sul
Norte
Considerando dados e informações relativos ao sistema regional do Brasil, assinale a afirmação verdadeira.
As dinâmicas espaciais das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil sintetizam tempos e espaços diferenciados: a primeira é marcada pela circulação fluvial e rodoviária que abre clareiras na floresta; e a segunda é definida pelo papel do moderno agronegócio.
Na região Sudeste do país, dadas as características históricas e geográficas de seu desenvolvimento, a distribuição da população apresenta estrutura dispersa, sem efeito significativo de aglomeração demográfica nos maiores centros urbanos metropolitanos.
A região Sul do Brasil corresponde ao núcleo original da industrialização, fenômeno que justifica estar nas capitais dessa região a maior centralidade exercida pelo mercado financeiro.
Na região Nordeste do país, é flagrante a transformação causada pelo dinamismo econômico que fortaleceu as cidades médias em detrimento do tradicional papel central das metrópoles.