O Estado de Espírito Santo pertence a região sudeste, junto com Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Espírito Santo é o quinto menor estado do Brasil com 46 milhões de km² de superfície terrestre. Na região sudeste, é o segundo menor estado, ganhando apenas do Rio de Janeiro.
O relevo de Espírito Santo apresenta três formações naturais: planície costeira, região serrana e o tabuleiro costeiro.
A planície é área baixa e representa 40% do Estado de Espírito Santo. A altitude nessa área não ultrapassa 15 metros. Os municípios sob a planície costeira são as cidades litorâneas como exemplo de Vila Velha e de Vitória.
A região serrana é localizada no interior do Estado de Espírito Santo chegando aos limites entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, cuja região apresenta altas altitudes com a Serra do Caparaó. Nessa área é encontrado o Pico da Bandeira com 2.980 metros de altura, considerado o maior pico do Estado de Espírito Santo e o terceiro mais alto do Brasil. Além do Pico da Bandeira, outros dois picos são conhecidos, como Pico do Calçado (2.790m) e o Pico do Forno Grande (2.070m). Porém a altimetria na região é totalmente desigual, apresentando altas variações com uma média entre 300 a 1000 metros de altitude.
O tabuleiro costeiro é formado por sedimentos continentais da formação de barreiras e é localizando entre a planície costeira e a região serrana. A altitude dessa área é baixa tendo entre 16 a 45 metros.
Leia também:
- Clima do Espírito Santo
- População do Espírito Santo
- Economia do Espírito Santo
- Vegetação do Espírito Santo
Fontes de pesquisa:
Site oficial do governo de Espírito Santo. http://www.es.gov.br/Home/default.aspx
Projeto Radam (1987)
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geografia/relevo-do-espirito-santo/