Questões de vestibulares e do Enem sobre os sertões brasileiros. Ler artigo Sertão.
Então, a travessia das veredas sertanejas é mais exaustiva que a de uma estepe nua. Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas. Ao passo que a outra o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanças, e desdobra-se-lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto desolado; árvore sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante...
CUNHA, E. Os sertões. Disponível em: http://pt.scribd.com. Acesso em: 2 jun. 2012.
Os elementos da paisagem descritos no texto correspondem a aspectos biogeográficos presentes na:
composição de vegetação xerófila
formação de florestas latifoliadas.
transição para mata de grande porte.
adaptação à elevada salinidade
homogeneização da cobertura perenifólia.
“Seu dotô os nordestino têm muita gratidão Pelo auxílio dos sulistas nessa seca do sertão Mas doto uma esmola a um home qui é são Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão” (Gonzaga, Luiz e DANTAS, Zé. Vozes da seca: Luiz Gonzaga e Gonzaguinha (CD). EMI, 2004.
Considerando o trecho da canção acima e a realidade da sociedade do sertão nordestino historicamente constituído em diálogo com seca, assinale a alternativa correta.
Somente a partir do século XIX foi que o sertão nordestino se diferenciou do restante do país por conta das mudanças climáticas que passaram a redefinir sua formação territorial e cultural, em contraposição ao nordeste colonial da abundância e da ausência de secas.
A seca do Nordeste ocorre na Região da Zona da Mata, onde as temperaturas médias são bastante elevadas o ano todo e as chuvas são escassas e irregulares, com baixa umidade e ausência de rios perenes.
No sertão nordestino a seca pode durar oito meses ou se prolongar por anos, como ocorre na atualidade, quando os nordestinos se deparam com uma das maiores secas de sua história.
Semelhante ao início do século XX, atualmente, milhões de nordestinos migram todos os dias para o Sudeste e Sul, uma vez que o governo federal nos últimos anos retirou todos os programas sociais de ajuda aos flagelados da seca.
O fenômeno político conhecido como indústria da seca consiste no crescimento industrial do Nordeste desde os anos de 1960, por conta da chamada nova vocação econômica do Sertão nordestino.