Questões de vestibulares e do Enem que tratam sobre os solos e diversos tipos de solos existentes. Ler artigo Solo.
Assinale a alternativa incorreta em relação às características dos solos que são importantes para a agricultura.
Possuir rochas decompostas, ricas em minerais.
Possuir quantidade suficiente de partículas pequenas (argilas, por exemplo) para reter a umidade junto às raízes.
Ter partículas maiores, como areia ou pequenas pedras, para que haja porosidade e a planta possa receber o ar necessário para viver.
Estar sujeito à laterização, nome dado ao processo de adubação natural dos solos.
Possuir elementos químicos e orgânicos necessários à nutrição das plantas.
O gráfico relaciona diversas variáveis ao processo de formação dos solos. A interpretação dos dados mostra que a água é um dos importantes fatores de pedogênese, pois nas áreas:
de clima temperado ocorrem alta pluviosidade e grande profundidade de solos.
tropicais ocorre menor pluviosidade, o que se relaciona com a menor profundidade das rochas inalteradas.
de latitudes em torno de 30° ocorrem as maiores profundidades de solo, visto que há maior umidade.
tropicais a profundidade do solo é menor, o que evidencia menor intemperismo químico da água sobre as rochas.
de menor latitude ocorrem as maiores precipitações, assim como a maior profundidade dos solos.
O solo compreende a camada superficial da Terra, resultante da ação do intemperismo (físico e químico) e da ação da matéria orgânica sobre as rochas. É constituído de material sólido (minerais e matéria orgânica), água e ar sendo responsável por sustentar a vegetação. Em geral, os solos são constituídos por camadas sobrepostas, denominadas de horizontes. Os horizontes são formados a partir da atuação conjunta de processos físicos, químicos e biológicos, distinguindo-se por meio de propriedades como cor, textura e teor de argila.
Sobre os horizontes, classificação e uso dos solos, analise as preposições:
I. Um solo maduro, ou seja, aqueles bem desenvolvidos são compostos pelos horizontes “O” (orgânico); Horizonte “A”, também há matérias orgânica e também material mineral; Horizonte “B”, horizonte com alto grau de intemperismo, cor mais intensa e baixa quantidade de matéria orgânica; “C”, horizonte formado por rochas em alterações e R, horizonte, formado por rocha não alterada.
II. Nas regiões de clima quente e úmido, os solos são profundos devido ao intenso intemperismo químico causado pelas altas temperaturas e disponibilidade de água.
III. Nas altas latitudes, ou seja, nas regiões de clima frio, predomina os solos pouco desenvolvidos, que permanecem congelados durante grande parte do ano, com uma fina camada de gelo denominada de permafrost.
IV. A maior parte dos alimentos que consumimos provém da atividade agropecuária que utiliza o solo nas plantações e pastagens. O Brasil está despontando como o celeiro do planeta e as inovações tecnológicas o colocam como o único país a investir predominantemente na agricultura orgânica e também em variedades não modificadas geneticamente.
V. Os solos tropicais caracterizam-se pela carência de nutrientes e sais minerais, comparativamente com os solos de áreas de clima temperado. Os solos tropicais apresentam baixa fertilidade, tal fragilidade natural acentua-se em decorrência do excesso de chuva durante o verão (lixiviação), retirando os nutrientes. O que demanda de correções por meio da aplicação de fertilizantes químicos.
São verdadeiras as afirmativas:
I, II, III e IV;
I, II, III e V;
II, III, IV, e V;
I, III, IV e V;
I, II, IV e V.
Atente ao seguinte excerto:
“Os solos são corpos naturais da superfície terrestre que ocupam áreas e expressam características (cor, textura, estrutura etc.) da ação combinada dos fatores associados aos mecanismos e processos de formação do solo”. Palmieri, F. e Larach, J. O I. Pedologia e Geomorfologia. Pág. 70. In. Geomorfologia e Meio Ambiente. Guerra, A. J. T. e Cunha, S. B. da. Rio de Janeiro. 1996. Bertrand Brasil.
Considerando o excerto acima e os conceitos de formação do solo, é correto afirmar que solo pedológico é formado
por uma camada de sedimentos silicosos de origem distrófica que recobre a superfície terrestre.
por sedimentos alíticos distróficos com elevada acidez, fator que favorece a sua fertilidade natural.
por material mineral pouco espesso, com boa presença se sódio geralmente derivado de rochas do cristalino.
por um conjunto de fatores, dentre os quais encontra-se a ação integrada do clima e dos organismos sobre o material de origem.