Lista de exercícios sobre a União Européia, retirados de provas de vestibulares. Ler artigo União Europeia.
A União Européia é formada por 27 países que foram aderindo aos poucos aos países fundadores: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Holanda. Essa organização tem por objetivo propiciar a cooperação econômica e política dos seus membros. Analise as afirmativas que apresentam os objetivos da União Européia.
I - Integrar as políticas relativas ao sistema judiciário, aos impostos sobre importação e exportação e às leis de asilo político.
II - Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus.
III - Aperfeiçoar as condições de livre comércio entre os países membros.
IV - Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões.
V - Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento.
VI - Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, III e VI são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
Somente a afirmativa VI é verdadeira.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Sobre a União Europeia, é correto afirmar que:
teve sua origem na Comunidade Econômica do Carvão e do Aço, a partir dos anos 1950, no contexto da Guerra Fria.
países como Dinamarca, República Checa e Sérvia, que faziam parte do bloco socialista, não foram aceitos na União Europeia porque não aderiram à economia de mercado.
com a crise no Oriente Médio, a entrada de imigrantes na União Europeia foi facilitada por razões humanitárias e também porque representa um enorme potencial de mão de obra qualificada para os países que compõem o bloco.
nem todos os países que fazem parte da União Europeia adotaram a moeda única, o Euro.
uma das críticas à União Europeia no presente é o crescimento da xenofobia entre os cidadãos europeus, o que resulta em problemas políticos e culturais com as minorias étnicas.
diferentemente do Mercosul e do Nafta, a União Europeia apresenta grande assimetria econômica e social entre os Estados membros.
Observe a imagem abaixo.
Disponível em: <https://br.sputniknews.com/charges/20160627/5310005/brexitdomino-europa.html>. Acesso em: 25 ago. 2016.
No dia 23 de junho de 2016, foi realizado um referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia, cujo resultado foi favorável à saída da União.
Assinale a alternativa que indica uma das consequências dessa votação.
A anulação do referendo pela Suprema Corte europeia, por causa de suas supostas irregularidades.
A formação de um novo governo trabalhista em substituição ao anterior, liderado por Jeremy Corbyn.
A renúncia do primeiro-ministro David Cameron e a composição de um novo gabinete conservador, encabeçado por Theresa May.
A declaração de independência da Irlanda do Norte, favorável à permanência na União Europeia.
A dissolução da União Europeia e do Mercado Comum Europeu, por causa da saída de um de seus sócios fundadores.
Leia cada uma das afirmativas abaixo, sobre a saída do Reino Unido da União Europeia – denominada de BREXIT – e assinale alternativa que contém a SEQUÊNCIA CORRETA, quanto a veracidade ou não das alternativas.
I - O partido nacionalista Ukip, da Inglaterra, apresentou-se como uma das vozes mais fortes a defender a saída do Reino Unido da União Europeia. II - A diferença entre o total de votos a favor e contra a saída do Reino Unido da União Europeia foi pequena, de apenas 4 %. A maior parte dos votos a favor da saída estava concentrada na área das grandes cidades. III - A xenofobia tem sido claramente apontada por analistas como um dos fortes elementos que levou a população britânica a votar a favor da saída do Reino Unido da União Europeia. IV - O Reino Unido contribuía com aportes volumosos para o orçamento da União Europeia, o que não mais acontecerá com a sua saída.
I-F, II-V, III-F, IV-F.
I-V, II-V, III-V, IV-F.
I-V, II-F, III-F, IV-V
I-V, II-F, III-V, IV-V
No dia 24 de junho de 2016, após um referendo, os britânicos decidiram sair do bloco europeu. O fato ficou conhecido como Brexit (contração das palavras inglesas Britain, de grã-Bretanha, e exit, de saída). Sobre a União Europeia (UE) e a geopolítica mundial podemos corretamente afirmar:
A União Europeia foi oficialmente criada ainda na Segunda Guerra Mundial e o Reino Unido foi um dos países membros fundadores;
O que ocorreu no Reino Unido é um fato isolado, que resultou da articulação de grupos de extrema direita que associam a imigração, a globalização e o burocratismo da União Europeia aos problemas econômicos, já que esses grupos não são encontrados nos demais países da UE;
A concretização da saída do Reino Unido da União Europeia significa que Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte deixarão de fazer parte dos tratados do bloco e terão que fazer uma revisão dos contratos e acordos comerciais firmados com a UE;
Na União Europeia, ao contrário de outras regiões do planeta, é possível identificar uma onda crescente de discursos xenófobos e antiglobalizantes, o que vem favorecendo o crescimento de grupos e partidos ultraconservadores;
O Brasil se destaca como um dos poucos países do mundo no qual o isolacionismo, o nacionalismo, a intolerância, o fascismo e a xenofobia não conseguem ganhar força na grande mídia e entre a população.
Assinale a afirmativa correta sobre o atual contexto de integração política e econômica na União Europeia.
A aprovação do Brexit resultou na saída da Escócia do Reino Unido em 2016 e na sua maior integração com a União Europeia a partir desse ano.
A permanência do Reino Unido do bloco EFTA (Associação Europeia de Livre Comércio) em 2016 está relacionada ao projeto de integração entre os países envolvidos e ao crescimento da União Europeia.
A saída da Grécia e a entrada dos Estados Unidos na União Europeia em 2016 resultou no crescente fortalecimento da integração política e econômica do bloco.
A saída do Reino Unido da União Europeia em 2016 integrou apenas a Grã-Bretanha e a Irlanda.
A saída do Reino Unido da União Europeia em 2016 pode resultar em alterações nas relações de integração entre os demais membros.