Exercícios - Urbanização

Lista de questões de vestibulares sobre o tema Urbanização.
Ler artigo Urbanização.

Exercício 11: (URCA 2017/2)

Urbanização é o aumento proporcional da população urbana em relação à população rural. Segundo esse conceito, só ocorre urbanização quando o crescimento da população urbana é superior ao crescimento da população rural. A partir da década de 1950, o processo de urbanização no Brasil tornou-se cada vez mais acelerado. Isso se deve sobretudo:


Exercício 12: (URCA 2017/1)

O Teatro Amazonas, em Manaus, é uma das construções que fizeram parte da reforma urbana da cidade. Sobre estas reforma, podemos corretamente afirmar:


Exercício 13: (URCA 2016/2)

Para o "aformoseamento" das principais cidades brasileiras do século XIX, especialmente capitais como Fortaleza e Rio de Janeiro foram contratados os serviços de arquitetos e engenheiros com o propósito de disciplinar esteticamente o espaço urbano para que as cidades pudessem acompanhar os anseios da modernidade. Sobre este processo assinale o que for CORRETO:


Exercício 14: (URCA 2016/2)

O ciclo hidrológico natural do Cariri é potencializado pela presença da Chapada do Araripe. Sabemos que a água de chuva percorre três caminhos: a evaporação, a infiltração e o escoamento superficial. O fenômeno da urbanização têm se dado num ritmo muito rápido, principalmente nas cidades do CRAJUBAR Crato, Juazeiro e Barbalha. Pesquisas comprovam que em áreas urbanas, a densidade de construções verticais interfere no volume de água de chuva que percorre cada um dos caminhos citados.

TRAJETÓRIA DA ÁGUA PLUVIAL EM UMA CIDADE HIPOTÉTICA

A tabela acima apresenta situações diversas quanto ao grau de verticalização e aos caminhos da água de chuva em uma cidade hipotética. Tomando como base o exemplo da cidade, e com base na tabela, identifique a assertiva CORRETA.


Exercício 15: (Unespar 2016)

As cidades têm grande importância econômica e política, concentram populações e espelham as diferenças sociais e o acesso a serviços e bens.

Sobre as cidades é correto afirmar que:


Exercício 16: (Unespar 2015)

Em 2011, cerca de 52,1% da população mundial vivia em áreas urbanas, em 2030 serão 59,9% e em 2050, 67,2%. Nas áreas mais pobres, a população rural é superior a população urbana, sendo que, nas áreas mais ricas e desenvolvidas ocorre o inverso.
(SILVA A. C.; OLIC N.B.; LOZANO R. Geografia contextos e redes. V. 2.São Paulo: E. Moderna p.182, 2013).

De acordo com o tema em destaque e fatores relacionados ao mesmo, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso, e em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O Brasil como um país emergente e apresentando cidades povoadas como São Paulo e Rio de Janeiro, caminha para ser um país urbano.
( ) No Paraná é comum observarmos o fenômeno da conurbação, situação típica das regiões metropolitanas de Curitiba, Maringá e Londrina.
( ) A tendência é que as cidades mais populosas do mundo tenham como área de ocorrência os países pobres e emergentes, onde nem sempre se tem investimentos disponíveis.
( ) O crescimento desordenado das cidades aumenta os problemas urbanos ligados a pouca ou a falta de infraestrutura contribuindo para piorar a vida de grande parte dos seus habitantes.
( ) O crescimento urbano sem planejamento é o principal culpado dos problemas de mobilidade urbana vivido nas grandes cidades brasileiras. as cidades médias são as melhores para se morar no século XXI por não apresentarem tal problemática.


Exercício 17: (Acafe 2018/2)

Leia atentamente o trecho do texto a seguir.

“Tenho a impressão de que no futuro as grandes cidades de muitos milhões de habitantes, onde já não vale a pena nem ser rico, serão banidas dos mapas ou reduzidas ao seu núcleo mínimo, o resto derrubado, substituído por pomares e jardins. Esses ecologistas podem às vezes ser impertinentes, mas nos alertam para a impossibilidade de se viver aos montões, se entredevorando uns aos outros. Lembro-me um deles o exemplo das abelhas: quando uma colmeia chega a um grau perigoso de superpopulação, as fontes de alimento escasseando, elas começam a emigrar, os enxames espessos criando colônias novas em outras áreas, aliviando a colmeia-mãe”.

(Trecho do texto “Ainda há um jeito de viver” de Raquel de Queiroz. Correio Braziliense, 24 jun. 2002)

Considere o texto apresentado e a problemática urbana brasileira atual. Assim, é correto afirmar, exceto:


 
Páginas: 1 [2]