Bacia de Campos

Especialista (MBA) em Gestão da Qualidade Total (UFF, 2013)
Graduada em Química, Tecnóloga (Unigranrio, 2011)
Graduada em Ciências Biológicas (Unigranrio, 2006)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

A Bacia de Campos é uma bacia de Margem Passiva com área de aproximadamente 100.000 km². Seus limites se encontram entre o Alto de Vitória, no estado do Espírito Santo, e o Alto de Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro.

Possui 1248 poços exploratórios, sendo considerada a maior produtora de petróleo do Brasil, com 59,2% da produção de petróleo em relação a 26,50% na Bacia de Santos e 13,88% nas demais Bacias. Atualmente, são 52 plataformas em operação, com produção de cerca de 1,3 milhão de barris/ dia, o que representa 64% da produção total da Petrobrás no Brasil (dados de outubro/2017).

Localização dos limites da Bacia de Campos. Fonte: BASTOS, 2015.

A Bacia de Campos é privilegiada nas reservas de petróleo devido à sua configuração geológica. Sua evolução tectonoestratigráfica está dividida em Rift (Cretáceo/Aptiano) e Drift, sendo o Drift subdividido em Sag/Transicional (final do Cretáceo/Aptiano), Plataforma Carbonática (Cretácio/Albiano e Cenomaniano), Marinho Transgressivo (Cretácio/Turaniano a Maastrichtiano) e Marinho Regressivo (Paleógeno, Neógeno e Pleistoceno). As rochas que conservam o óleo bruto correspondem a folhetos orgânicos, compostos por arenitos turbidíticos, calcários e coquinhas barremianas.

Em 1974, a Petrobrás identificou o primeiro campo de petróleo com capacidade comercial para a exploração. Chamado de Garoupa, o campo se encontra em águas rasas a aproximadamente 124 m de profundidade. Com as intensificações das pesquisas, em 1975 e 1976, foram descobertos os campos de Namorado (≅ 3000 m) e Enchova (≅110 m), respectivamente.

A década de 1980 foi um período de grandes conquistas para o setor. A Estatal localizou vários campos gigantes em áreas profundas. O campo de Roncador (≅1867 m), Caratinga (≅ 1027 m) e os Complexos de Marlim e Albacora (850 a 2400 m). Anos mais tarde, a Petrobrás mergulha em um novo desafio. A exploração em águas ultraprofundas, que resultou na descoberta de dois campos de grande porte o Jubarte (≅ 1355 m) e o Cachalote, no estado do Espírito Santo.

A lei de 6/8/1997 dispõe sobre a Política Energética Nacional, as atividades relativas ao monopólio do petróleo e institui o CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) e a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). As atividades de exploração e produção de petróleo são realizadas por meio de Rodadas de Licitações, conduzidas pela ANP.

Parte do polígono do pré-sal se encontra na Bacia de Campos. Em 2017, foi descoberto o primeiro acúmulo de petróleo em escala comercial na área de Marlim Sul, com profundidade final de aproximadamente 4.568 m. Essa conquista certifica o potencial de exploração em áreas de bacia maduras, que já apresentam toda infraestrutura necessária para a produção.

Antes da descoberta do pré-sal, a Bacia de Campos apresentava o potencial de produzir cerca de 14 bilhões de barris o que promoveria a autossuficiência do Brasil até 2026. Desse modo, o futuro da Bacia de Campos é promissor, mesmo com a descoberta das reservas de pré-sal.

Bibliografia:

BASTOS, Gabriel. BACIA DE CAMPOS: Sumário Geológico e Setores em Oferta. ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, 2015.

ANP- Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. JUBARTE (Parque das Baleias), Rio de Janeiro, 2016.

http://www.petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/principais-operacoes/bacias/bacia-de-campos.htm

http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2017/06/bacia-de-campos-tera-quatro-novas-plataformas

http://www.macaeoffshore.com.br/revista/internas.asp?acao=destaque1&edicao=38

http://www.anp.gov.br

http://geofisicabrasil.com/noticias/174-petroleo/887-nova-descobreta-campo-caratinga.html

http://www.deno.oceanica.ufrj.br/deno/prod_academic/relatorios/atuais/Alex+Lorena/relat1/Definicao%20da%20Rota.htm

http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/descobrimos-acumulacao-de-petroleo-no-pre-sal-da-bacia-de-campos.htm

Arquivado em: Geologia
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: