O Paleoceno foi o primeiro período da era Cenozoica, que é um momento compreendido entre aproximadamente 65 milhões e 55 milhões de anos atrás. Fora isso, o Paleoceno sucede o período Cretáceo que compõe a era Mesozoica, precedendo o Eoceno referente a sua era. O nome é de origem grega e tem o significado de “mais antigo do que o novo amanhecer”, expressão que se refere a sua ocorrência depois do K-T, evento em que ocorreu a extinção em massa ao fim do período Cretáceo, antecedendo o Eoceno (“o novo amanhecer”).
Quanto ao clima, de forma relativa, era mais quente do que o visto atualmente; e tendia a esfriar. Porém, ao fim do Paleoceno ocorreu um brusco aumento de temperatura em todo o planeta, fenômeno chamado de Máximo térmico do Paleoceno-Eoceno, marcando o final do período Paleoceno e o começo do Eoceno.
Assim como a geografia, a flora do Paleoceno parecia-se bastante com a do Cretáceo, com predominância de angiospermas, plantas espermatófitas com sementes protegidas pelos frutos. As árvores decíduas e os boques tropicais de coníferas eram o tipo de vegetação mais comum. Naquela época, as gramíneas ainda eram inexistentes.
Já a fauna apresentava predominância de animais que conseguiram sobreviver à extinção K-T. Os principais representantes eram mamíferos de pequeno porte, aves e crocodilos. As aves destacaram-se neste período devido à extinção dos dinossauros, tornando-se dominantes predadores de terra. Por outro lado, os mamíferos desenvolveram-se de forma significativa, principalmente as ordens Plesiadapiformes, prováveis antecessores dos primatas, Creodonta, primeira classe de mamíferos predadores e Condylarthra, ordem que sobreviveu à K-T, que engloba os prováveis ancestrais dos ungulados (mamíferos que tem os dedos terminados em cascos como o cavalo e o porco; na definição do iDicionário Aulete).
Fontes:
http://www.avph.com.br/paleoceno.htmhttp://aulete.uol.com.br/ungulado