O Aqüífero Guarani é o maior reservatório subterrâneo transfronteiriço de água doce do mundo e está localizado no centro-leste do continente Sul-Americano sob parte da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Com uma extensão aproximada de 1,2 milhão de km² (destes, 840 mil km² estão no Brasil), o Aqüífero comporta cerca de 45.000 km³ de água sob a forma de reservas permanentes e 5 mil m³/s de reservas explotáveis (que podem ser exploradas comercialmente) de acordo com a recarga anual.
O Aqüífero Guarani teria começado a se formar há mais ou menos 245 ou 144 milhões de anos quando as rochas conhecidas como “Guarani” começaram a se formar através de depósitos de camadas arenosas na região da bacia geológica do Paraná formando camadas que variam de 50 a 800 metros e estão situadas a mais ou menos 1800 metros de profundidade.
Também conhecido como “Aqüífero Gigante do Mercosul”, ele congrega formações geológicas sedimentares dos tipos flúvio-lacustres e eólicos desérticos, e suas águas tem uma temperatura que varia, de acordo com a profundidade, de 50 a 85ºC.
A recarga do aquífero se dá, em alguns locais, através de recarga natural por meio de infiltração da água da chuva, em outros locais, ocorre por meio de filtração vertical.