Estreito

Por Marina Martinez
Categorias: Hidrografia, Oceanografia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Estreito é um braço de mar (canal), que une dois maiores corpos de água, como oceanos e mares, e separa duas massas de terra.

Vários estreitos são considerados economicamente importantes, por integrarem rotas comerciais e ter, por essa razão, grande importância estratégica e militar. Muitas guerras foram travadas no passado pelo controle destes estreitos.

Um estreito e um istmo são completamente opostos. Ao contrário de um estreito que fica entre duas massas terrestres e ligam duas grandes massas de água, um istmo localiza-se entre duas massas de água e conecta duas grandes massas terrestres. Ou seja, estreito é o inverso de istmo.

Alguns estreitos têm potencial para gerar energia das marés (uso de turbinas a corrente de maré). Isto é uma forma de energia hidrelétrica onde a energia das ondas é convertida em eletricidade. O estreito de Pentland, localizado na Escócia é capaz de gerar 10 GW (Gigawatt)  e o estreito de Cook situado na Nova Zelândia pode gerar 12 GW.

Muitos estreitos são utilizados para navegação internacional e estão sujeitos a algumas restrições e sujeitos ao regime legal de passagem em trânsito. O estreito de Dover é um deles. Ele concentra grande parte do tráfego marítimo entre o Oceano Atlântico, do Norte e Báltico e é o caminho marítimo mais movimentado do mundo. Cerca de 400 navios comerciais passam diariamente pelo estreito. Por isso a guarda costeira verifica constantemente se os navios estão cumprindo as regras internacionais de segurança e prevenção da poluição costeira. Além disso, aplicam um regime estrito de rotas marítimas.

Estreito de Gibraltar (Foto: NASA)

Exemplos de alguns estreitos:

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!