Lista de questões de vestibulares sobre os heróis nacionais. Ler artigo Heróis nacionais.
Heróis são símbolos poderosos, encarnações de ideias e aspirações, pontos de referência, fulcros de identificação coletiva. São, por isso, instrumentos eficazes para atingir a cabeça e o coração dos cidadãos a serviço da legitimação de regimes políticos. Não há regime que não promova o culto a seus heróis e não possua seu panteão cívico. CARVALHO, J. M. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990, p. 55.
Sobre a constituição dos heróis nacionais, é correto afirmar que:
proclamada a República, o processo de transformação de Tiradentes em herói nacional foi intensificado. O dia de seu enforcamento foi transformado em feriado nacional e aos poucos suas imagens foram se assemelhando à figura de Jesus Cristo.
comprometido com a memória dos heróis nacionais, o Estado brasileiro sempre valorizou apenas o que comprovadamente era tido como verdade histórica.
durante o ano 2000, o governo federal, na tentativa de reconstituir a memória histórica que creditava heroísmo a Pedro Álvares Cabral e aos portugueses, lançou uma série de projetos e ações cujo tema era “500 anos de descobrimento ou de exploração?”.
como resultado de movimentos e ações populares no Brasil, em 2011, mais de 200 anos depois da Revolta dos Búzios (conhecida também como Conjuração Baiana), foi sancionada a lei que reconheceu como heróis daquela revolta popular: João de Deus do Nascimento, Lucas Dantas de Amorim Torres, Manuel Faustino Santos Lira e Luís Gonzaga das Virgens e Veiga.
depositado no Panteão da Pátria, em Brasília, está o “Livro dos heróis e das heroínas da Pátria”. Para que um nome seja nele incluído, o Senado e a Câmara dos Deputados precisam aprovar uma lei que deve ser sancionada pela Presidência da República.