Lista de exercícios retirados de provas de vestibulares sobre a Idade Média. Ler artigo Alta Idade Média.
A respeito do trabalho na Idade Média, assinale a(s) afirmativa(s) correta(s).
A partir do século XI, o trabalho no Ocidente Europeu caracterizou-se predominantemente pela servidão, o que implicou várias taxas e obrigações devidas pelo camponês ao senhor, a exemplo da corvéia ou trabalho gratuito nas terras senhoriais.
O trabalho não era uma atividade condizente com a formação sociocultural da nobreza, já que sua riqueza provinha principalmente da exploração das terras herdadas e da pilhagem resultante das guerras.
O pensamento cristão, uma das heranças culturais que formaram a Idade Média, atribuía alto valor positivo ao trabalho, uma vez que o identificava com o resgate do pecado original.
A partir do século XVI, período em que o feudalismo entrou em sua fase de plenitude no Ocidente Europeu, o trabalho caracterizou-se predominantemente pela escravidão, o que implicou várias taxas e obrigações devidas pelo camponês ao senhor, a exemplo da banalidade ou trabalho gratuito nas terras senhoriais.
A ascensão da burguesia, ao final da Idade Média, intensificou a rejeição ao trabalho, o que se evidencia no crescimento de movimentos anarquistas nos meios urbanos, como exemplo, a Jacquerie.
Sobre a sociedade do Ocidente Medieval, considere as afirmativas abaixo:
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente a afirmativa 3 é verdadeira.