Questões de vestibulares e do Enem sobre a Antiguidade clássica, os Gregos e Romanos. Ler artigo Antiguidade Clássica.
A pólis e o cidadão
[Para] um grego da época clássica a pólis não designava um lugar geográfico, mas uma prática política exercida pela comunidade de seus cidadãos. Da mesma forma se referiam os romanos à civitas, a cidade no sentido da participação dos cidadãos na vida pública. Se no caso da pólis ou da civitas o conceito de cidade não se referia à dimensão espacial da cidade, e sim à sua dimensão política, o conceito de cidadão não se refere ao morador da cidade, mas ao indivíduo que, por direito, pode participar da vida política. ROLNIK, Raquel. O que é a cidade. São Paulo: Brasiliense, 2004, p. 21.
Sobre aspectos políticos que caracterizaram a emergência da civilização ocidental, é correto afirmar que:
como partilhavam o mesmo espaço público, todos os homens de uma cidade-Estado na Grécia Antiga eram considerados cidadãos.
o estabelecimento da democracia ateniense ampliou substancialmente a igualdade de direitos, como a participação das mulheres na vida pública e nas decisões políticas da principal pólis grega.
a democracia ateniense sustentou-se por meio da mão de obra escrava, à qual poderia ser atribuído o papel de mero instrumento de trabalho.
enquanto a democracia ateniense era direta, a democracia política contemporânea é representativa, isto é, os cargos de poder são atribuídos, em eleição, a alguns atores políticos que representam os demais cidadãos.
o termo república recebeu, ao longo da história, vários significados, conforme os sentidos que os povos organizados dessa maneira lhe imprimiam. Na aristocrática república romana, apenas os plebeus tinham todos os direitos políticos.
a lei das Doze Tábuas e o Código Jurídico Civil, organizado no reinado de Justiniano, estão entre os principais legados do Direito Romano.
Inicialmente, os gregos formavam um conglomerado de tribos rurais independentes e frequentemente em guerra entre si, os genos, cujo único elo comum era a língua e a religião. Gradualmente encaminharam-se para uma vida mais urbana, constituindo as pólis, dominadas primeiro por uma aristocracia latifundiária, e depois por uma elite de políticos e comerciantes, dentro de uma moldura social mais ou menos democrática, embora só tivessem voz ativa os detentores do atributo da cidadania, permanecendo estrangeiros e escravos à margem dos processos decisórios, ainda que não dos produtivos e sociais.
Ainda sobre os gregos da Antiguidade Clássica, é correto afirmar:
O modelo grego de ser difundiu-se, em sucessivas ondas de colonização, mas como sociedade independente não conseguiu ir além da Região do Peloponeso.
Uma vez dominados pelos romanos, os gregos ainda que escravizados, iniciaram processos bastante avançados de desenvolvimento da racionalidade e, consequentemente, de diversas campos do conhecimento, como a Matemática, a medicina e a astronomia.
Entre os gregos desenvolveu-se um modelo educativo conhecido como paideia, consolidado no período clássico, que objetivava a educação integral do indivíduo para o perfeito domínio de si, para o exercício pleno da cidadania e para o desfrute de uma vida mais rica, saudável, harmoniosa e significativa.
A arte grega se caracterizava pelo aspecto meramente decorativo, não associando a beleza com as virtudes morais, religiosas e cívicas.
A arte grega foi essencialmente uma criação rural, de características funcionais sem função moral, sagrada e/ou política, ainda que elevasse o homem a uma condição exaltada.