Lista de questões de vestibulares sobre o Ciclo do Café no Brasil. Ler artigo Ciclo do Café.
“‘O Brasil é o café e o café é o negro’. Essa frase, comum nos círculos dominantes da primeira metade do século XIX, só em parte é verdadeira. O Brasil não era só café, como não fora só açúcar. Além disto, a produção cafeeira iria prosseguir no futuro, sem o concurso do trabalho escravo. Mas não há dúvida de que nesse período boa parte da expansão do tráfico de escravos se deveu às necessidades da lavoura de café.” (FAUSTO, Boris. História do Brasil. 6 ed. São Paulo: EDUSP, 1998. p. 192.)
Analise as assertivas em relação ao excerto.
I – O café brasileiro se desenvolveu com uso exclusivo da mão de obra do imigrante europeu, nas fazendas em Minas Gerais e São Paulo.
II – O tráfico de escravos sofreu um incremento dada a necessidade de mão de obra para as lavouras de café.
III – A produção de café continuou no Brasil, mesmo com o fim do trabalho escravo. Contudo, faltaram políticas que inserissem o liberto no mercado de trabalho assalariado.
Assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa I é verdadeira.
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
Somente a afirmativa III é verdadeira.
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Sobre o cultivo de café no Brasil, assinale a alternativa correta.
Foi introduzido no país no século XVIII, tornando nosso país o primeiro produtor mundial, desde então.
A “marcha do café” iniciou-se no Rio de Janeiro, adentrou o Vale do Paraíba e ganhou o oeste paulista e o norte do Paraná.
Seu cultivo atrasou a abolição da escravatura no Brasil, pois as fazendas do oeste paulista permaneceram escravistas até a assinatura da Lei Áurea.
Após as geadas ocorridas no norte do Paraná, na década de 1970, iniciou-se uma migração do café para o norte do País, sendo hoje o estado do Mato Grosso do Sul seu maior produtor.
Seu cultivo impulsionou a industrialização do estado de São Paulo, que se inicia com a instalação das montadoras de automóveis na região do ABC paulista.