Exercícios - Era Vargas

Lista de exercícios retirados de provas de vestibulares sobre o governo na Era Vargas.
Ler artigo Era Vargas.

Exercício 1: (FUVEST 2009)

Em certo sentido, existe uma “doutrina da chantagem” subjacente à maneira pela qual o padrão getuliano de desenvolvimento econômico foi posto em prática no Brasil. Isto é, jogava-se com os interesses das outras nações, relativamente ao Brasil, procurando obter melhores condições econômicas e políticas, na defesa de uma política econômica nacionalista. Já foi dito que Getúlio Vargas conseguiu a instalação da Usina Siderúrgica de Volta Redonda, iniciada em 1943, devido a um jogo hábil com os Estados Unidos da América do Norte e a Alemanha. De fato, foram os Estados Unidos que financiaram o empreendimento (...). Segundo alguns intérpretes desse acontecimento, teria sido esse o preço do alinhamento do Brasil ao lado dessa nação e, portanto, dos Aliados. Entretanto, alguns documentos (...) revelam que a usina se achava na pauta das conversações germano-brasileiras em 1943. (Otavio Ianni. O colapso do populismo no Brasil, 1968.)

Em relação ao texto acima, deve-se indicar como INCORRETA a afirmação:


Exercício 2: (UFSC 2017)

“Engenho e arte só comparável ao cinema”, anunciava a propaganda de revista, refletindo o entusiasmo provocado pelas novas tecnologias de comunicação que transformariam o século XX. A frase publicitária, publicada nos anos 1920, referia-se ao rádio – o que soa irônico para quem sabe que anos depois viria a televisão. Mas o rádio também foi uma revolução.
BARBOSA, Marialva Carlos. Sintonizando seguiremos. Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 9, n. 100, p. 84, jan. 2014. [Adaptado].

Sobre o papel do rádio na história do Brasil, é correto afirmar que:


Exercício 3: (UFSC 2015)

Trecho da carta-testamento de Getúlio Vargas

Disponível em: <http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/GetulioVargas> Acesso em: 15 set. 2014.

O texto acima pertence à carta-testamento de Getúlio Vargas, morto há sessenta anos. Nesse documento, o ex-presidente relata seu sentimento sobre as pressões políticas sofridas à época e sua trajetória no comando do país. A respeito da carta-testamento e da conjuntura nacional e internacional durante os governos de Vargas, é CORRETO afirmar que:


Exercício 4: (UFSC 2013)

Sobre a Revolução Constitucionalista de 1932 e a Era Vargas, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


Exercício 5: (UFRGS 2017)

Leia o segmento seguinte.

Também nos momentos históricos de transição como o nosso, não é tão difícil talvez combater os inimigos como desvendá-los. De modo que não só para as pessoas mas ainda para os Estados o fato de fixar um inimigo é tão importante como para os doentes o diagnóstico de um mal obscuro.

ATHAYDE, T. de. Educação e comunismo. Citado em DUTRA, E. F. O ardil totalitário. Imaginário político no Brasil dos anos 1930. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2012. p. 43.

O segmento faz menção ao contexto político e social dos anos 1930.

Assinale a alternativa correta sobre esse período.


Exercício 6: (UFRGS 2015)

Observe a figura abaixo.

Adaptado de: CARUSO, Chico. Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/estrategiasensino/uma-revisao-sobre-era-vargas.htm>. Acesso em: 31 ago. 2014.

A charge de Chico Caruso faz alusão a diversos momentos da vida política de Getúlio Vargas. Entre as diferentes posições políticas das quais ele se aproximou, pode-se mencionar o:


Exercício 7: (Acafe 2015/1)

Em 2014 completaram-se 60 anos da morte de Getúlio Vargas. Político de muitas facetas, a figura de Vargas ainda reflete muitas discussões políticas na atualidade, como podem atestar as diversas publicações que abordam seus governos.

Acerca do seu último governo (1951/1954), todas as alternativas estão corretas, exceto a: