Lista de questões de vestibulares sobre a História de Sergipe. Ler artigo História de Sergipe.
O final do século XVI é marco inicial da formação do atual estado de Sergipe. Lutas entre colonizadores e índios, além da figura de Cristóvão de Bastos, compuseram o enredo daquele momento histórico e suas conseqüências no tempo. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A formação histórica de Sergipe está bastante vinculada à concessão de sesmarias aos colonizadores que venceram as guerras contra os índios.
A fundação da cidade de São Cristóvão remete à personagem histórica de Cristóvão de Barros, que liderou as lutas contra os índios em fins do século XVI.
Por não ter tido qualquer participação na economia açucareira, Sergipe foi a última área do Nordeste a ser colonizada por Portugal.
A criação do gado, com mão-de-obra intensiva africana, foi base do povoamento de Sergipe.
A Estrada da Boiada e o rio dos Currais constituem símbolos históricos da dinâmica empreendida pela economia sergipana no período colonial inicial.
A formação política de Sergipe, bem como seu peso econômico, social e cultural, da emancipação aos dias atuais, acompanhou o compasso da história nacional. A respeito desses temas, julgue os itens a seguir.
A emancipação política vincula-se, em Sergipe, à concessão de carta régia de D. João VI e às lutas posteriores que levaram ao reconhecimento da autoridade de D. Pedro I.
Sergipe assistiu, no período regencial do século XIX, tranqüilidade política que contrastou com os tumultos políticos do resto do país.
O algodão, especialmente depois da Guerra de Secessão nos Estados Unidos da América, passou a ocupar papel importante na economia sergipana nos fins do século XIX.
Seguindo os caminhos da história nacional, os militares ocuparam o poder em Sergipe no início da República Velha, ampliando e diversificando o quadro político das elites.
A cultura na formação social sergipana é modesta, sendo o Estado apenas tributário dos movimentos intelectuais nordestinos como a Escola do Recife.