Lista de questões de vestibulares sobre a História dos Estados Unidos da América. Ler artigo História dos Estados Unidos.
Na democracia estado-unidense, os cidadãos são incluídos na sociedade pelo exercício pleno dos direitos políticos e também pela ideia geral de direito de propriedade. Compete ao governo garantir que esse direito não seja violado. Como consequência, mesmo aqueles que possuem uma pequena propriedade sentem-se cidadãos de pleno direito.
Na tradição política dos EUA, uma forma de incluir socialmente os cidadãos é:
submeter o indivíduo à proteção do governo.
hierarquizar os indivíduos segundo suas posses.
estimular a formação de propriedades comunais.
vincular democracia e possibilidades econômicas individuais.
defender a obrigação de que todos os indivíduos tenham propriedades.
No século XIX ocorreu nos Estados Unidos da América a expansão para o Oeste, tendo como uma das consequências grande alargamento territorial.
Nesse contexto, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A ideologia do Destino Manifesto, forma radical de nacionalismo, no qual os Estados Unidos se proclamava como povo “escolhido” para tomar posse de diversas áreas territoriais.
Os Estados Unidos compraram o Alasca da Rússia. Apesar dessa aquisição ser muito discutida no congresso, comprovou-se posteriormente ser uma região rica em recursos naturais.
A Espanha apoiou militarmente os Estados Unidos na retomada das terras mexicanas, principalmente na região do Texas.
Big Stick: imperialismo estadunidense caracterizado pela intervenção militar na América Latina, destacando-se a separação do Panamá do território colombiano para a construção de um canal que ligaria os oceanos Pacífico e Atlântico.
“A expansão dos Estados Unidos sobre o continente americano, desde o Ártico até a América do Sul, é o destino de nossa raça (…) e nada pode detê-la”. Discurso de posse do presidente norte-americana James Buchanan, em 1857.
Considerando a História do Estados Unidos da América e os seus interesses sobre a América Latina, assinale a alternativa correta:
No dia 4 de julho de 1776 foi proclamada a independência norte-americana. A jovem república era composta de cinquenta ex-colônias que fundaram uma federação que ia do Atlântico ao Pacífico.
A expansão e os interesses norte-americanos na América tem suas origens ideológicas no “Destino Manifesto”: ideia da superioridade dos norte-americanos sobre os outros povos do continente – descendentes de espanhóis, portugueses e indígenas – portanto cabendo aos Estados Unidos da América conduzirem os demais povos pelo caminho da civilização e da modernidade capitalista.
Em 1823, o presidente James Monroe apresentou o seu discurso anual ao congresso norte-americano que pode ser resumido em uma de suas frases: “A América para os americanos” que passou a ser conhecida como Doutrina Monroe e tinha como fundamento a soberania plena dos países da América contra qualquer intervenção estrangeira, inclusive norte-americana.
Em defesa da política intervencionista norte-americana, os EUA se colocaram a favor do projeto do México e da Colômbia de ocupar as Antilhas e libertá-las do julgo espanhol; também apoiaram o projeto de união americana defendido por Simon Bolívar.
Ao defender a soberania dos países fronteiriços com os EUA, os norte-americanos entraram em conflito com o México e acabaram conquistando o Texas, com a anuência do próprio México.