Lista de questões de vestibulares sobre o Império Ultramarino português. Ler artigo Império ultramarino português.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre a expansão de Portugal e a formação do império ultramarino entre os séculos XV e XVIII.
( ) O principal resultado da dinâmica expansionista de Portugal foi a homogeneização de todas as regiões que compunham o território imperial, tornando-as plenamente dependentes da metrópole e desprovidas de autonomia política e econômica. ( ) A formação do Império português, iniciada no contexto do Renascimento europeu, deu-se a partir da constituição de um ideário predominantemente clássico, que rompeu com as tradições medievais de governo. ( ) O reino de Portugal, do ponto de vista econômico, estava amplamente ligado ao comércio atlântico, tendo como uma das principais fontes de renda as receitas obtidas pelo tráfico ultramarino. ( ) A Igreja Católica, marcada pela dependência em relação à Coroa por meio do padroado régio, desempenhou um importante papel unificador do Império ao longo da expansão territorial portuguesa.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – V – F – V.
V – F – V – F.
F – V – F – V.
F – V – V – F.
F – F – V – V.
Assinale a alternativa correta sobre a história do Império colonial português na América, durante o século XVIII.
A decadência do comércio de açúcar das Antilhas, desde o século XVII, possibilitou o crescimento extraordinário da produção canavieira no Brasil.
A Carreira da Índia foi uma rota comercial que permitiu o fluxo de produtos, como tabaco, aguardente, tecidos e especiarias, entre o Oriente e a América.
A descoberta do ouro na América portuguesa ocorreu somente no século XVIII, na capitania de São Vicente.
A Conjuração Mineira foi o último episódio de sedição ocorrido no Brasil, no século XVIII.
As medidas tomadas pela administração portuguesa, durante o Reformismo Pombalino, promoveram ideais iluministas, com o incentivo à educação jesuítica na formação da elite colonial.