Conhecida em espanhol pelo nome de "La Batalla de Girón em Cuba", a Invasão da Baía dos Porcos ocorreu quando um contingente de exilados cubanos contrários a Fidel Castro, organizados pelos EUA, tentaram invadir a região sul de Cuba. Este episódio ocorreu no ano de 1961 e os exilados de Cuba foram apoiados pelo exército norteamericano e tiveram treinamento de agentes da CIA (Central Intelligence Agency). O objetivo era depor o governo socialista que tinha se instalado após a Revolução Cubana e derrubar Fidel Castro.
Ciente de manobras militares norteamericanas para invadir a Guatemala pós-revolucionária, Che Guevara alertou Fidel Castro sobre a possibilidade de um ataque à ilha. Em abril de 1961, Fidel Castro, sabendo que a invasão ocorreria, discursou e anunciou o cunho socialista da revolução. Um dia depois, a ilha sofreu o ataque dos EUA, que começaram pela região da Praia de Girón, localizada na Baía dos Porcos.
Por meio da CIA, os Estados Unidos realizaram o treinamento de mais de mil cubanos que tinham sido exilados de seu país. A maior parte deste grupo apoiava o ditador Fulgencio Batista, ditador militar cubano, e se localizava em Miami. Na época, o então presidente John Kennedy vetou o apoio da Força Aérea dos EUA nesta operação por temer um envolvimento de forma aberta e institucional na operação. Esse foi um dos fatores que levou a operação a ser diluída pelo exército cubano em 3 dias. Esta operação realizada secretamente pelos EUA para sabotar o governo cubano ficou conhecida pelo nome de Operação Mangusto.
Fontes:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e geral. São Paulo: Editora Saraiva, 2005.
GOMBRICH, Ernst H. Breve história do mundo. 1ª edição: Martins Fontes. São Paulo, 2001.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Invas%C3%A3o_da_Ba%C3%ADa_dos_Porcos
http://revistaconhecer.uol.com.br/historia/o_fracasso_na_baia_dos_porcos.html
http://www.dw.de/1961-invas%C3%A3o-da-ba%C3%ADa-dos-porcos/a-800189
http://personal.ashland.edu/~jmoser1/eikenberryindex.htm