Lista de questões de história sobre o Nazismo, retirados de provas de vestibulares. Ler artigo Nazismo.
Seu êxito (de Hitler) foi possível pelo caos e (pela) desintegração do governo alemão que se seguiram à crise econômica de 1929 e foi resultado da complacência política de conservadores e comunistas para com o ‘fenômeno grotesco e transitório’ do nazismo (...).Mas o nazismo foi também produto do passado, ainda que não um inevitável produto, pela conjunção de uma série de fatores de natureza diversa: entre eles o autoritarismo, o militarismo, o racismo, o fracasso da revolução democrática de 1848, a derrota na Primeira Guerra Mundial, a hiperinflação dos primeiros anos 1920, a já referida crise econômica aberta em 1929. (Adaptado de Boris Fausto. Folha de São Paulo, 11/12/2007.)
A partir do texto do historiador Boris Fausto, analise as afirmações:
I. O nazismo foi um movimento idealizado exclusivamente por Hitler.
II. A crise de 1929 provocou o caos e a desintegração do governo alemão.
III. A fracassada revolução democrática de 1848 é apontada como causa remota do nazismo.
IV. A Alemanha ficou imune aos efeitos da Primeira Guerra Mundial.
V. O racismo explica, em parte, a ascensão do nazismo.
São corretas apenas as afirmações:
I, II e III
I, II e V
I, III e IV
II, III e V
II, IV e V
A primeira metade do século XX foi marcada pela ascensão do regime nazista na Alemanha. Este, em função de seu caráter extremo e seus desdobramentos, é, por muitos, considerado como um marco entre as possibilidades de experiências da contemporaneidade. Sabe-se que entre as estratégias políticas, adotadas pelo governo alemão, podem-se citar as grandes mobilizações de massas.
Analise as proposições sobre as mobilizações de massas referentes ao período nazista.
I. A utilização de uniformes era uma característica marcante da política nazista, como forma de representar ordem, dissimular diferenças sociais e construir uma ideia de coesão em relação ao projeto de nação alemã. II. A propaganda era um dos instrumentos principais de mobilização e era utilizada de forma bastante eficaz. III. Pode-se afirmar que a construção de um ícone a partir da imagem de Hitler, como líder carismático e capaz de reerguer (moral e economicamente) a Alemanha, foi subsidiada por uma forte atuação das mídias e tecnologias audiovisuais. IV. Apesar das tentativas de intervenção da política e propaganda nazista nas escolas, pode-se afirmar que a juventude alemã manteve-se bastante apática e ausente das mobilizações de massas. V. As mobilizações de massas eram espaços de manifestações políticas plurais. Nelas preponderavam a possibilidade de diálogo pacífico e a defesa de diferentes projetos políticos, desde que tivessem como objetivo o engrandecimento da nação alemã, independentemente de inclinações partidárias.
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
“No lado direito da tribuna, em lugares que até agora tinham permanecido vazios, com muita inveja do gentio doméstico, instalaram-se representantes do fascio italiano, com as suas camisas negras e condecorações dependuradas, e no lado esquerdo representantes nazis, de camisa castanha e braçadeira com a cruz suástica, e todos estes estenderam o braço para a multidão, a qual correspondeu com menos habilidades mas muito vontade de aprender, é nesta altura que entram os falangistas espanhóis, com a já conhecida camisa azul, três cores diferentes e um só verdadeiro ideal.” (José Saramago, O ano da morte de Ricardo Reis. São Paulo, Companhia das Letras, 1988)
Assinale a alternativa na qual o autor identifica um dos ideais que aproximavam os representantes de três países europeus, entre os anos de 1930 e início dos anos de 1940:
A unificação da identidade cultural entre as nações referidas, com base na autodeterminação dos povos.
A constituição de uma ideologia nacionalista radical, representada na figura de líderes infalíveis que conduziriam esses países à supremacia mundial.
A criação de uma comunidade europeia de nações com a abolição das fronteiras e à submissão a um único líder.
O fortalecimento do sentimento cristão baseado na solidariedade e no respeito aos direitos humanos.
O estabelecimento de um ideal de vida coletiva em pequenas comunidades com a eliminação do Estado e das classes sociais.
Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a ação do Partido Nazista na Alemanha ampliou a propaganda contra os que foram considerados os inimigos internos da nação germânica. O cartaz abaixo é um exemplo dessa política.
Um aspecto da ideologia nazista observado nesse cartaz é:
antissemitismo
anticapitalismo
anticomunismo
antiamericanismo