Entre os séculos VIII e XI, os vikings, povos de origem escandinava, fizeram grandes viagens marinhas ao redor da costa europeia. Nas incursões feitas neste período, foram responsáveis por ataques a várias regiões de diferentes nações. Nestes embates, eram conhecidos por sua força, maneira de vestir e determinação, o que acabou criando uma larga mitologia e lendas em torno deste povo.
Um dos principais territórios que sofria invasões vikings era a Bretanha, na Europa Setentrional, área onde atualmente encontra-se o Reino Unido. No fim do século VIII, vikings oriundos da Dinamarca foram responsáveis por uma série de batalhas que terminaram com a conquista de uma boa parcela do território britânico. Após a vitória, foi consolidado o território do Danelaw, atuais leste e norte da Inglaterra.
Fora a Bretanha, a expansão dos vikings atingiu territórios como Irlanda, França, Itália, Rússia e Ásia. Entre as contribuições mais valiosas de sua cultura está o barco, que era utilizado nas incursões vikings da seguinte forma: máximo de 70 homens em cada embarcação, apenas uma vela e um mastro, 5 metros de largura e 25 metros de comprimento e 30 remadores. Por vezes, eles levavam cavalos nas embarcações no intuito da locomoção nas terras a serem exploradas.
Em suas manifestações religiosas, os vikings costumavam acreditar em deuses. Boa parte dos mitos utilizados atualmente em livros e filmes vem da mitologia viking. Um exemplo é Thor, um dos deuses mais populares que, com seu martelo, Mjolnir, protegia os céus dos territórios conquistados. Ele também é associado, na cultura nórdica, a fertilidade, cura, força, tempestades, relâmpagos e trovões. Haviam também Odin, considerado o “Deus dos deuses”.
Com a chegada da Idade Média, ocorreu a cristianização do povo europeu. Desta forma, os vikings começaram a ser convertidos. Entre os séculos XI e XII, tem início um processo gradual de dissolução dos vikings. Outro fator determinante para o declínio de sua civilização foram os conflitos contra os normandos e os povos britânicos. Apesar de seu fim, a cultura viking manifesta-se até hoje de forma marcante no mundo todo.
Fontes:
AZEVEDO, Antonio Carlos do Amaral. Dicionário de nomes, termos e conceitos históricos. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
http://www.historiadomundo.com.br/viking/
http://maniadehistoria.wordpress.com/2008/06/25/os-vikings/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_n%C3%B3rdica