Lista de questões feitas em vestibulares sobre a Reforma Protestante. Ler artigo Reforma Protestante.
(Adaptado) Em 1517, o monge Martinho Lutero divulgou suas noventa e cinco teses, nas quais criticava duramente a venda de indulgências e as arbitrariedades cometidas pela Igreja. Esse fato marcou o início da Reforma Protestante. Quanto às características da Reforma Protestante, assinale as alternativas verdadeiras.
Lutero acreditava que o dinheiro obtido com a venda de indulgências deveria ser aplicado, diretamente, nas regiões de sua arrecadação, e não enviado à Roma. Com essa tese, ele obteve o apoio dos príncipes germânicos, que lutavam contra o domínio do Papa.
Lutero considerava que a relação entre o cristão e Deus deveria ser direta, sem interferência dos sacerdotes. Segundo essa tese, cada pessoa poderia interpretar livremente a Bíblia, o que se confrontava com o dogma de Roma, afirmativo da autoridade exclusiva da Igreja na interpretação dos textos sagrados.
A salvação do crente, para Lutero, vinha unicamente da fé, e não de suas obras ou da intercessão dos santos. Com isso, Lutero reafirmava a independência do indivíduo em relação às hierarquias religiosas, o que representou mais um ponto de conflito com a Igreja.
As teses de Lutero motivaram uma série de revoltas e guerras civis disseminadas pela Europa. Uma trégua provisória só foi alcançada em 1555, com a Paz de Augsburgo, um tratado segundo o qual a religião de cada país deveria ser escolhida por meio de eleições livres.
O ano de 2017 marca os 500 anos da publicação do documento considerado o marco fundador da Reforma Protestante: as 95 teses de Martinho Lutero.
Sobre a Reforma Protestante e seus desdobramentos, é correto afirmar que:
Martinho Lutero recusava o princípio católico de que a salvação dependia da fé, das obras humanas e da graça divina porque, na sua concepção, apenas a fé levava à salvação.
ao contrário do que defendia a Igreja Católica, Lutero sustentava que todas as pessoas, religiosas ou leigas, deveriam ter acesso à Bíblia para que compreendessem individual e livremente a palavra de Deus.
de acordo com o sociólogo Max Weber, há uma adequação entre a atitude protestante e a atitude capitalista.
como consequência imediata da Reforma Protestante, os camponeses, estimulados pelas palavras de Lutero contra a autoridade da Igreja Católica, iniciaram uma série de levantes contra a nobreza e o clero.
o movimento luterano, apesar de toda a sua crítica reformista, mantinha a defesa da negociação das indulgências (perdões) para os pecados que os infiéis cometessem.
a Igreja Católica permitia que os cristãos aderissem à Reforma Protestante, desde que obedecessem politicamente ao papado.
o movimento conhecido como Reforma Protestante é encabeçado pela própria Igreja Católica na tentativa de se antecipar ao movimento crescente que, internamente, começava a questionar algumas condutas e dogmas da instituição.
A Reforma Protestante, iniciada em 1517 com Lutero, espalhou-se pela Europa nas décadas seguintes, alimentando revoltas sociais e conflitos políticos. Entre os reformadores, Calvino mostrou-se mais radical em sua crítica ao catolicismo por que:
negava qualquer tipo de autoridade religiosa, pois afirmava a supremacia absoluta do indivíduo e da sua capacidade de, ao ler a Bíblia, atingir a graça do conhecimento como caminho para a salvação.
criticava as igrejas nacionais e as lideranças dos reis nos cultos, entendendo que os fiéis atingiriam a salvação por meio de boas obras como a conversão dos pecadores pela pregação da palavra de Deus.
afirmava a predestinação absoluta dos eleitos de Deus, reconhecíveis por sinais tais como uma vida simples e austera, a frequência ao culto, o trabalho árduo e honesto, e o cuidado com a família.
indicava que a salvação pela fé poderia ser conseguida também com o uso da razão, e que os fiéis que viveram uma vida santa e celibatária eram modelos a serem discutidos e ensinados nos seminários.
“Erram os pregadores de indulgências quando dizem que pelas indulgências do papa o homem fica livre de todo pecado e que está salvo”. Este é um dos pontos das 95 teses divulgadas por Martinho Lutero na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, em 1517, que está completando 500 anos em 2017. Acerca do contexto da reforma protestante, da atuação de Lutero e do avanço do movimento reformista na igreja europeia é correto afirmar, exceto:
Henrique VIII, rei da Inglaterra, rompeu com o catolicismo publicando o Ato de supremacia, documento em que se tornava o chefe da Igreja da Inglaterra, posteriormente denominada Anglicana.
Lutero e o teólogo Felipe Melanchton escreveram a Confissão de Augsburgo, fundamentando a doutrina luterana. Um dos pontos desta obra determinava a substituição do latim pela língua nacional nos cultos religiosos.
As ideias protestantes influenciaram a revolta camponesa sob a liderança de Thomas Münzer na Turíngia, que pregava o fim do Estado e da propriedade privada.
Calvino condenava a usura e a doutrina da predestinação, sendo apoiado por integrantes do clero secular e da própria burguesia estabelecida na Suíça.
No ano de 2017 lembra-se os 500 anos da Reforma Protestante. A publicação das 95 teses de Martinho Lutero iniciou um confronto entre Roma e o monge agostiniano.
Considere a Reforma Protestante e seus desdobramentos, ocorrida na Europa, e analise as afirmações a seguir.
I - A ética Calvinista glorificava o trabalho e o lucro e classificava a riqueza como uma graça divina. II - Para reforçar o catolicismo na Inglaterra e, com o apoio do Papa Clemente, Henrique VII fundou a Ordem Anglicana. III - Em sua doutrina, Lutero manteve o celibato e a liturgia em latim. IV - Excomungado pela Igreja Católica, Lutero recebeu a proteção da nobreza alemã.
Todas as afirmações corretas estão em:
II - III
I - IV
I - II - III
II - III - IV
Em 2017 completam-se os 500 anos da Reforma Protestante. Iniciada em 1517, promoveu transformações religiosas e políticas na Europa moderna.
Sobre os eventos que têm relação com a Reforma Protestante é correto afirmar, exceto:
O sistema clerical dominante foi criticado por Lutero através das 95 teses fixadas na porta da igreja do castelo de Wittenberg.
A doutrina calvinista aceitava o mundo dependente da vontade de Deus, estando todos os homens sujeitos à predestinação.
A supressão do celibato e a condenação da simonia também caracterizaram princípios defendidos pelo protestantismo.
Na Dieta de Worms, convocada pelo monarca Carlos V, o luteranismo foi oficializado como religião do Sacro Império e difundiu-se rapidamente na Península Ibérica.
“(...) 21 - Estão errados os pregadores de indulgências que dizem que um homem é liberado e salvo de todo castigo dos pecados pelas indulgências papais. (...) 27 – Eles pregam que a alma voa para fora do Purgatório tão logo tilinte o dinheiro jogado na caixa. (...) 45 – Os cristãos deveriam aprender que todo aquele que vê um homem necessitado e não socorre, e depois dá dinheiro para os perdões, não está comprando para si a indulgência do Papa, mas a cólera de Deus; (...) 82 – Por que o Papa não esvazia o Purgatório apenas por caridade, se o faz através do dinheiro que emprega na construção de uma basílica? (...)”
Considerando os trechos acima transcritos das 95 Teses de Lutero, que no ano de 2017 completaram 500 anos de publicação, analise nas alternativas abaixo aquelas nas quais Lutero protestava contra algumas ações da Igreja Católica e expunha alguns elementos de sua doutrina religiosa.
I – O reconhecimento de apenas dois sacramentos: batismo e comunhão. II – A Bíblia como a única fonte para a fé. III – O livre exame da Bíblia pelos fiéis. IV – Extinção da hierarquia eclesiástica. V – Salvação obtida através da graça.
Assinale:
Se apenas as proposições I, II, IV e V estão corretas.
Se apenas as proposições III, IV e V estão corretas.
Se todas as proposições estão corretas.
Se apenas as proposições II e III estão corretas.
Se apenas as proposições I, II, III e IV estão corretas.
Os reformadores estavam interessados sobretudo na volta dos ensinamentos de São Paulo e Santo Agostinho, não só rejeitavam a ideia humanista de um revivescimento das realizações pagãs, mas propunham alijar praticamente todo o conjunto das instituições e doutrinas do fim da Idade Moderna. Assim, pode-se afirmar corretamente sobre a Reforma Protestante que:
Os reformadores mais radicais aceitavam em bloco as teorias e práticas fundamentais do cristianismo do século XIII.
Os reformadores acatavam os ensinamentos altruístas, de religião simples e de amor pregados por São Francisco de Assis, assim como os sacramentos da Igreja Católica de então.
A Reforma estava intimamente ligada a certas tendências políticas da época, como o Nacionalismo.
A essência da Reforma Protestante era o gozo desta vida e a indiferença pelo sobrenatural.
Para os reformistas, a natureza do homem era essencialmente boa.