Lista de questões de vestibulares sobre a Revolução Russa. Ler artigo Revolução Russa.
A Revolução Russa, ocorrida em 1917, foi resultado de diferentes movimentos de insatisfação que culminaram com o fim do czarismo e a criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). A liderança do operariado russo no processo revolucionário do país ganhou visibilidade internacional e contribuiu para o crescimento das lutas trabalhistas pelo mundo.
Sobre o contexto dessa revolução e sobre lutas trabalhistas ao longo do século XX, é correto afirmar que:
na revolução de fevereiro de 1917, as principais lideranças socialistas operárias russas, Alexander Kerensky e Vladimir Lenin, comandaram a queda do czarismo, retiraram a Rússia da Primeira Guerra Mundial e implantaram um governo inspirado no marxismo.
no Brasil, em 1917, um movimento operário inspirado em ideais anarquistas liderou uma grande greve que envolveu várias categorias profissionais.
a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), documento que reúne as leis trabalhistas brasileiras, foi resultado do diálogo estabelecido entre o movimento operário brasileiro e o governo militar durante os anos 1970.
criado e implantado no governo de João Goulart, em 1963, o Estatuto do Trabalhador Rural Brasileiro foi resultado da articulação entre a bancada ruralista e os movimentos sociais rurais do país.
entre as medidas tomadas pelo “governo provisório” de Getúlio Vargas (1930-1934), está a criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, por meio do qual o Estado passava a intervir nas relações entre patrões e empregados.
no início do século XX, para se organizarem e lutarem por melhorias, os trabalhadores russos criaram os sovietes, conselhos formados por representantes de operários, camponeses e soldados.
Considere as afirmações sobre a Revolução Russa de 1917 e seus desdobramentos.
I - Após a chamada “Revolução de Fevereiro”, de 1917, e a abdicação do czar Nicolau II, foi instaurado um regime parlamentar liberal, mais tarde removido pela Revolução Bolchevique de outubro do mesmo ano. II - Durante a guerra civil que se seguiu à Revolução, os Estados Unidos e as principais potências europeias apoiaram a luta dos bolcheviques contra os chamados “brancos” contrarrevolucionários. III - Nos grandes expurgos da década de 1930, muitos dos “velhos bolcheviques”, antigos revolucionários aliados de Lênin, foram removidos do poder e executados a mando de Josef Stalin.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.
“Contudo a Revolução de Outubro teve repercussões muito mais profundas e globais que sua ancestral; pois se as ideias da Revolução Francesa, como é hoje evidente, duraram mais que o bolchevismo, as consequências práticas de 1917 foram maiores e mais duradouras que as de 1789. A Revolução de Outubro produziu de longe o mais formidável movimento revolucionário organizado da história moderna. Sua expansão global não tem paralelo desde as conquistas do Islã em seu primeiro século.” (HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995)
Considerando a citação de Eric Hobsbawm e os estudos sobre o “breve século XX”, assinale a alternativa correta sobre este período:
Ao longo de todo período da Breve Século XX, os defensores do comunismo, ainda que proclamassem suas pretensões de superioridade, não acreditavam na possibilidade de triunfarem sobre o capitalismo.
A Revolução Russa de Outubro de 1997, apesar de pegar o mundo de surpresa, foi saudada globalmente por derrubar a monarquia russa.
A proposta de Lênin e dos camaradas bolcheviques era que a vitória bolchevique na Rússia fosse apenas um passo para que a Revolução se tornasse mundial.
Ao final da Primeira Guerra Mundial, apesar do colapso generalizado e da crise revolucionária, em toda Europa, os quatro governantes das potências derrotadas (Alemanha, Áustria-Hungria, Turquia e Bulgária) se mantiveram no trono.
O final da Segunda Guerra Mundial significou início da chamada guerra fria, uma vez que os países beligerantes da Guerra não chegaram a uma definição sobre como dividir os espaços entre as grandes potências vencedoras, notadamente na Europa.