Lista de questões dos principais vestibulares do Brasil sobre a Segunda Guerra Mundial. Ler artigo Segunda Guerra Mundial.
A Segunda Guerra Mundial, que se estendeu de 1939 a 1945, se diferenciou de todas as guerras ocorridas em tempos passados, configurando um novo tipo de conflito: uma guerra total.
Corroboram tal afirmativa o fato de aquele conflito ter:
I - envolvido um número nunca visto de países e continentes.
II - promovido uma mobilização total de recursos humanos e materiais.
III – aumentado o apelo ao trabalho feminino nos países aliados.
IV - acelerado o crescimento tecnológico que vinha se desenvolvendo desde o finalda Primeira Guerra Mundial.
Assinale a alternativa correta:
Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Somente as afirmativas I , II e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Os anos posteriores à Segunda Guerra Mundial foram tensos entre as grandes potências mundiais. Considerando-se a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e o Pacto de Varsóvia, criados nesse período, é CORRETO afirmar que:
a OTAN visava a apaziguar os conflitos relacionados à divisão da cidade de Berlim, bem como a proteger os países sob sua influência econômica das ameaças de invasão externa e de conflitos militares.
ambos desenvolveram políticas que incentivaram a chamada corrida armamentista, que, durante o período da Guerra Fria, colocou o Planeta sob a ameaça de uma guerra nuclear.
ambos foram estabelecidos, simultaneamente, para defender os interesses dos países que disputavam, após a Segunda Guerra, uma reordenação dos espaços europeu e americano.
os países signatários do Pacto de Varsóvia se aliaram e, para defender seus interesses financeiros, formaram um bloco econômico, a fim de competir com a Alemanha, a Inglaterra e os Estados Unidos.
Com sua entrada no universo dos gibis, o Capitão chegaria para apaziguar a agonia, o autoritarismo militar e combater a tirania. Claro que, em tempos de guerra, um gibi de um herói com uma bandeira americana no peito aplicando um sopapo no Fürer só poderia ganhar destaque, e o sucesso não demoraria muito a chegar.
COSTA, C. Capitão América, o primeiro vingador: crítica. Disponível em: www.revistastart.com.br. Acesso em: 27 jan. 2012 (adaptado).
A capa da primeira edição norte-americana da revista do Capitão América demonstra sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra:
a Tríplice Aliança, na Primeira Guerra Mundial.
os regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial.
o poder soviético, durante a Guerra Fria.
o movimento comunista, na Guerra do Vietnã.
o terrorismo internacional, após 11 de setembro de 2001.
A primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a inscreveram como um dos mais violentos períodos da história humana. Entre os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX estão:
a crise do colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo.
o enfraquecimento do império britânico, a Grande Depressão e a corrida nuclear.
o declínio britânico, o fracasso da Liga das Nações e a Revolução Cubana.
a corrida armamentista, o terceiro-mundismo e o expansionismo soviético
a Revolução Bolchevique, o imperialismo e a unificação da Alemanha.
O mundo 70 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial
São 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Um conflito que mostrou um mundo dividido entre raças, religiões, poder econômico e político, extremismo ideológico e, sobretudo, uma falta de civilidade que deixou mais de 60 milhões de mortos, sendo uma travessia para a Guerra Fria, só dizimada no início de 1990. São sete décadas que nos afastam da batalha mais devastadora da nossa história e qual dessas mazelas o mundo já conseguiu superar? Um olhar atento pelos desafios atuais do planeta mostra que ainda estamos longe de extirpar algumas delas.
Por Marcos Oliveira. Publicado em 29/08/2015, no Jornal do Commercio. Disponível em: <http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/mundo/internacional/noticia/2015/08/29/o-mundo-70-anos-apos-o-fim-da-segunda-guerra-mundial-196668.php>. Acesso em: 30 ago. 2015.
Sobre a conjuntura internacional após a Segunda Guerra Mundial, é CORRETO afirmar que:
após a queda do muro de Berlim, em 1989, a construção de muralhas de separação entre os povos passou a ser considerada “crime de guerra” pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tornou-se uma estratégia praticamente inexistente na atualidade.
o movimento sionista, promovido por árabes muçulmanos, articulou-se como resistência à fundação de um Estado judeu na região da Palestina.
a independência da Índia, liderada por Mahatma Gandhi e oficializada em 1947, fez parte de um processo de desagregação do império colonial britânico.
a expressiva vitória estadunidense na Guerra do Vietnã elevou o prestígio interno e externo das lideranças políticas do país.
no contexto da Guerra Fria, interessadas em ampliar suas respectivas áreas de influência, as superpotências Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS) passaram a apoiar movimentos de independência na África e na Ásia.
na Conferência de Bandung, realizada em 1955 na Indonésia, as potências europeias estabeleceram a reorganização e a redistribuição das áreas coloniais na Ásia e na África.
na América Latina, diferentemente do que aconteceu com Cuba e seu processo revolucionário, o Chile implantou um governo de ideais socialistas após a vitória de Salvador Allende nas eleições democráticas de 1970.
O período que vai de 1914 a 1945 marca o início da Primeira Guerra Mundial e o fim da Segunda. Alguns historiadores, como Eric Hobsbawn, ressaltam elementos comuns deste período, denominando-o Era da Catástrofe.
Com relação a este período, assinale a alternativa correta.
O fim da Primeira Guerra Mundial estimulou os processos de independência e descolonização dos países da África e da Ásia.
Neste período, a ascensão de regimes comunistas na América Latina pode ser compreendida como um resultado direto da campanha soviética sobre a Alemanha Nazista.
Disputas nacionalistas e manifestações antissemitas na Alemanha incitaram, entre outras questões, a imigração de grupos judeus para países vizinhos.
O fim da Primeira Guerra Mundial ocasionou um enfraquecimento nos sentimentos nacionalistas, restaurados apenas nos anos 1960, durante a Guerra Fria.
A participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial foi promovida pelo então presidente Floriano Peixoto, como forma de aproximação político-econômica dos países aliados e de consolidação do lugar do país no cenário internacional.
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:B-29_Enola_Gay_w_Crews.jpg acessado em: 07/10/2015
Com base no conhecimento sobre a história do século XX, pode-se afirmar que a imagem fotográfica:
registra o primeiro grupo de jovens da força armada norte americana simpatizantes da causa gay durante a Guerra do Vietnã.
retrata a imagem do avião responsável por lançar a bomba atômica na cidade de Hiroshima, causando a morte de milhares de pessoas no período da Segunda Guerra Mundial.
registra a tripulação responsável por realizar a primeira viagem internacional no roteiro EUA/URSS no ano de 1945.
trata do registro histórico sobre o avião e a tripulação norte-americana responsável por lançar gases venenosos sobre a população civil durante a Guerra do Vietnã.
retrata a imagem do avião utilizado pelos EUA para efetuar o desembarque das tropas norte-americanas na Normandia, durante a segunda-guerra Mundial.
Em 1942, o governo brasileiro decretou estado de guerra contra a Alemanha e a Itália, enviando, em 1944, tropas para o continente europeu.
Com relação à participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:
a experiência da Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), foi decisiva para o sucesso da expedição brasileira.
a tomada de Monte Castello, na Itália, foi a principal conquista militar realizada pelos pracinhas da FEB.
o Brasil, durante o período em que permaneceu neutro em relação aos conflitos, não permitiu a instalação de bases militares norte-americanas em seu território.
a participação do Brasil na guerra, contra os regimes nazifascistas, estava em consonância com a forma de governo democrática assumida por Getúlio Vargas, desde 1937.
a participação do Brasil junto aos aliados concedeu ao país um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.
A participação da África na Segunda Guerra Mundial deve ser apreciada sob a ótica da escolha entre vários demônios. O seu engajamento não foi um processo de colaboração com o imperialismo, mas uma luta contra uma forma de hegemonia ainda mais perigosa. MAZRUI, A "Procurai primeiramente o reino do político ... ". ln: MAZRUI, A.; WONDJI, C. (Org.). História geral da África: África desde 1925. Brasília: Unesco, 2010.
Para o autor, a "forma de hegemonia" e uma de suas características que explicam o engajamento dos africanos no processo analisado foram:
Comunismo / rejeição da democracia liberal.
Capitalismo / devastação do ambiente natural.
Fascismo / adoção do determinismo biológico.
Socialismo / planificação da economia nacional.
Colonialismo / imposição da missão civilizatória.
Em 2015, completam-se 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.
Acerca do ano de 1945 no contexto dessa guerra é correto afirmar, exceto:
Na Batalha de Berlim o exército estadunidense cercou Berlim e, com o apoio aéreo da Inglaterra, tornou-se o primeiro exército aliado a entrar na cidade, destruindo a Chancelaria alemã e os últimos focos de resistência do Exército alemão.
Hitler e sua companheira Eva Braun cometeram suicídio no “bunker” da Chancelaria em abril de 1945. Em maio, a Alemanha assinou a rendição incondicional.
Em agosto, os Estados Unidos lançaram duas bombas atômicas no Japão: uma na cidade de Hiroshima e outra em Nagasaki. O governo japonês capitulou e a Segunda Guerra Mundial chegava ao fim.
Apesar da rendição alemã, a guerra continuava no Pacífico, com uma forte resistência japonesa e a ação dos pilotos kamikases.