No período em que a Segunda Guerra Mundial acontecia, uma sangrenta batalha envolvendo China e Japão foi travada entre os anos de 1937 e 1945: a Segunda Guerra Sino-Japonesa. Porém, os confrontos entre as duas nações orientais já aconteciam desde 1931, tendo criado uma série de desentendimentos entre os países, que iniciaram uma grande guerra no mês de julho de 1937. O conflito só terminou ao final de 1945, quando o Império Japonês rendeu-se de forma incondicional ao bloco dos Aliados.
Este pequenos embates iniciais eram chamados de "jihen" (incidente) pelos japoneses, pois não havia nenhuma declaração formal de guerra entre o Japão e a China. A estratégia do governo japonês, ao não declarar guerra aos chineses, era de evitar que outras potências como Estados Unidos e Grã-Bretanha interferissem nos conflitos.
Os chamados incidentes começam a ocorrer com muita frequência. Mas o confronto que deu início à Segunda Guerra Sino-Japonesa ocorreu no ano de 1937: o Incidente da Ponte Marco Polo. Até 1941, a China enfrentava o Japão sozinha e com séria desvantagem. Ao se configurar uma guerra em larga escala, outros países envolveram-se no conflito. Após o ataque japonês à ilha de Pearl Harbor (EUA) ao final de 1941, os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial e também nas operações realizadas no Pacífico.
Ao longo da guerra, os EUA desenvolveram uma arma com imenso poder de destruição, o que levou os conflitos que estavam sendo realizados naquele período a terminarem muito antes do esperado. No mês de agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram uma bomba atômica sobre Hiroshima e outra sobre Nagasaki, destruindo completamente as duas cidades. Assim, o Império do Japão rendeu-se de forma imediata aos Aliados, que tinha a China como um de seus membros. Era o fim da Segunda Guerra Sino-Japonesa e da Segunda Guerra Mundial.
Fontes:
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/china_9.htmhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Sino-Japonesa
http://www.portalmie.com/japao/tradicao/ojapaoeasguerras.htm