Pseudofoliculite da Barba

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Inflamações
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A pseudofoliculite da barba trata-se de uma reação do tipo corpo estranho decorrente da forma como o pelo nasce, encurvando-se e penetrando na pele. Neste caso a inflamação é menor do que a encontrada na foliculite decorrente da infecção por bactérias do gênero Staphylococcus.

Costuma acometer mais frequentemente homens negros, entre 50 a 83% dos homens que se barbeiam, enquanto que em homens brancos, a porcentagem é bem inferior, afetando 3% desses indivíduos.

Os mecanismos envolvidos na patogênese deste transtorno são dois:

Dentre as situações que levam ao surgimento da pseudofoliculite estão:

O barbear mais rente leva a formação de uma ponta mais afilada sob a pele, aumentando as chances de que a parede folicular seja perfurada, com consequente surgimento de pseudofoliculite da barba com penetração transfolicular.

A lesão observada ao início da pseudofoliculite é eritematosa, apresentando um pelo em seu centro. Quando o pelo é ligeiramente erguido, a extremidade do pelo é colocada para fora da pápula. Estas últimas podem levar à hiperpigmentação, cicatrizes após o processo inflamatório, infecções secundárias e formação de queloides.

Para prevenir o surgimento da pseudofoliculite da barba recomenda-se evitar raspar a mesma, deixando-a crescer. A única forma de curar definitivamente este transtorno é eliminar permanentemente o pelo por meio de tratamentos com laser, específicos para a remoção de pelos corporais.

Fontes:
http://contatoamanda.webnode.com.br/news/pseudofoliculite-da-barba/
http://www.emmanuelfranca.com.br/doencas/doencas_pseudofoliculite.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!