Todos os campos do conhecimento sempre estiveram intrinsecamente ligados a uma infinidade de dados. Com o aumento do número de informações na internet, fenômeno que ocorreu no final da década de noventa e início do século XXI, foi necessário o desenvolvimento de diversos métodos para a análise e organização de grandes quantidades de informação. Entre estes novos campos de estudo surgiu a Ciência da Informação.
A Ciência da Informação tem o objetivo de analisar o processo de informação desde a sua formação até o processo em que os dados são transformados em conhecimento. Suas principais áreas de estudo são Modelagem de Dados e Análise, Logística da Informação, Planejamento da Informação e Teoria da Organização. Existem diversas áreas em que esta ciência pode ser aplicada e é mais utilizada na empresarial. Dentro das organizações, a ciência da informação é de extrema importância no que se refere a interações entre pessoas de diversos setores e entre diferentes sistemas de informação.
O profissional que estuda a Ciência da Informação pode atuar em centros de documentação de informação, bibliotecas públicas e privadas, serviços de informação, hospitais, centros culturais, organizações virtuais e como freelancers.
Como surgiu a Ciência da Informação?
Apesar do aumento dos dados que houve após a revolução digital, muito tempo atrás, a Segunda Guerra Mundial já havia feito o mundo passar pelo mesmo processo de aumento dos dados. Com o fim da 2ª G. M., o volume e o valor dos dados liberados foi enorme, o que fez o estudioso Vannevar Bush publicar um artigo na revista The Atlantic Monthly, no qual apontava todos os problemas que este crescimento causaria.
Segundo ele, os maiores obstáculos para a organização e repasse desta informação à sociedade seriam: a estrutura teórico-metodológica que existia para organizar e armazenar a informação gerada durante a a Segunda Guerra Mundial, a necessidade de recursos humanos adequados, o material para o armazenamento e sistemas para a recuperação de todos os dados.
Sobre o Dr. Vannevar Bush
Com o final da Segunda Guerra Mundial, toda a informação que era considerada secreta seria colocada à disposição dos cidadãos. No intuito de encontrar a melhor forma de organizar estes dados, o presidente Franklin Roosevelt designou o Dr. Vannevar Bush como chefe do Comitê Nacional de Pesquisa, e, posteriormente, do Office for Scientific Research and Development. Entre os anos de 1938 e 1942, ele congregou aproximadamente 6.000 cientistas da Europa e dos Estados Unidos para concentrar esforços na organização dos dados no pós-guerra.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciência_da_informação
http://www.elementarqualidade.com.br/page32.php
http://revista.ibict.br/index.php/ciinf