Quando se fala em Big Ben, todos pensam no célebre relógio do Parlamento Inglês, mas na verdade ele se refere ao sino de 13 toneladas e meia que foi fixado na face norte do Palácio de Westminster, em Londres, quando o posto de ministro de Obras Públicas deste país era ocupado por Sir Benjamin Hall, em 1859. Aliás, algumas fontes afirmam que seu nome se deve ao apelido conferido a este membro do governo britânico, Big Ben, por ele ter uma estatura elevada e ser muito encorpado.
Esta denominação acabou se estendendo também ao relógio e à torre na qual ele está instalado, daí ser oficialmente intitulado Tower Clock ou Clock Tower - Torre do Relógio. Este objeto se tornou famoso por sua incrível pontualidade e por seu porte. Há tempos atrás alguns passarinhos aterrissaram em seu ponteiro e o levaram a um atraso de cinco minutos.
No ranking dos relógios célebres em todo o mundo ele é considerado o terceiro em tamanho e altura. Quanto ao quesito fama, ele é o maior do Planeta, ostentando seu horário preciso do alto das quatro esferas da torre. O Big Ben integra a arquitetura que compõe o Parlamento Britânico, pontuando a Torre de St. Stephen, a qual atinge 98 metros.
O monumento londrino foi concebido por Edmundo Beckett Denison; os ponteiros medem 2,7 metros e 4,7 metros. O toque do sino é transmitido diariamente pela rádio BBC. O relógio funciona em sintonia com o Royal Greenwich Observatory. A primeira torre foi edificada em 1288, sendo restaurada depois do incêndio que atingiu o Palácio, no dia 22 de outubro de 1834.
Logo depois deste evento o Parlamento foi reedificado segundo os parâmetros da escola neo-gótica, seguindo o projeto de Charles Barry. O arquiteto que determinou o design do relógio foi Augustus Pugin, que enlouqueceu e morreu pouco depois da conclusão de seu empreendimento.
O Big Ben é um dos pontos turísticos mais atrativos da capital inglesa e de todo o Planeta, mas infelizmente a parte interna da torre está fechada à visitação pública, pois apresenta sérios problemas de segurança. Às vezes, porém, permite-se que jornalistas e celebridades ingressem neste espaço restrito. Mas a ausência de elevador leva todos a subirem até o alto através das escadas modeladas em pedra de calcário, independente de serem ou não famosos e milionários.
Na parte inferior de cada face do relógio encontra-se uma inscrição latina tecida com letras de ouro: "Domine Salvam Fac Reginam Nostram Victoriam Primam", ou seja, “Ó Deus, mantenha a salvo nossa rainha Victoria, a primeira”.
Fontes:
http://www.overmundo.com.br/banco/big-ben-londres-o-relogio-do-mundo
https://web.archive.org/web/20200213171539/http://www.reino-unido.net:80/big-ben.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Ben
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/inglaterra/big-ben/