Verbo modal could

Por Daniela Ramos Gomes

Licenciatura em Letras - Português/Inglês (UNIP)

Categorias: Inglês
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O verbo “could” pertence ao grupo dos “modal verbs” (verbo modal) que, na língua Inglesa, tem o papel de auxiliar o verbo principal em uma frase. Esse modal expressa habilidade no passado, possibilidade, fazer pedidos de forma mais educada ou uma dedução. Pode ser traduzido como “poderia”, “era capaz de “, “podia”.

Exemplos:

Veja algumas características ao utilizar o modal verb could:

Não é necessário utilizar o verbo could com a partícula “to” e o verbo principal será utilizado no infinitivo e sem a partícula “to”. O correto é dizer “I could go” (Eu posso ir) e não “I could to go”.

Ao utilizar o could nas frases interrogativas ele mudará de posição, aparecendo antes do sujeito.

Exemplos:

Ao utilizar o could em frases negativas é necessário acrescentar o “not” (forma contraída: couldn’t)

Exemplos:

Não é necessário mudar a forma do modal verb na terceira pessoa, por isso não é necessário colocar os finais “s”, “es” e “ies” nem no verbo could nem no verbo principal.

Exemplos:

Sendo assim, o verbo modal could será utilizado quando o falante quiser passar a ideia de habilidade no passado, possibilidade, além de pedir permissão de forma educada.

Referência:
CHIMIM, Renata; Ilearn English student book, 3 / Renata Chimim, Viviane Kirmeliene; [obra coletiva organizada e desenvolvida pela editora]. 1ª. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!