Verbo to be

Por Daniela Ramos Gomes

Licenciatura em Letras - Português/Inglês (UNIP)

Categorias: Inglês
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Um verbo muito utilizado na língua Inglesa é o “to be” que pode ser encontrado tanto como verbo auxiliar tanto como verbo principal.

Verbo to be como verbo principal

Quando apresentado em uma frase como verbo principal ele poderá ser traduzido como “ser” e “estar”. Pode-se conjugar o “to be” em todas as pessoas seguindo algumas regras em cada tempo verbal. Veja, a seguir, como cada pessoa é conjugada:

Simple present (Presente Simples)

Simple past (Passado Simples)

Simple future (Futuro Simples)

Exemplos aplicados em frases:

Caso seja necessário formar a negativa basta adicionar o “not”.

Exemplos:

Caso seja necessário formar a interrogativa basta alterar a posição do “to be” ou do auxiliar “will” na frase, colocando-os antes do sujeito.

Exemplos:

Verbo to be como verbo auxiliar

Como auxiliar o verbo “To be” pode ajudar a formar a passive voice (voz passiva) que são frases utilizadas para destacar o objeto da ação e não o sujeito que a pratica.

Exemplos:

O verbo “to be” também pode ajudar a formar dois tempos verbais: o present perfect e o present perfect continuous.

Exemplo do present continuous: utilizado para indicar uma ação que está acontecendo no exato momento da fala. Nesse caso, será utilizado o verbo to be + o verbo principal no gerúndio (com a partícula “-ing”).

Exemplo do present perfect continuous: utilizado para indicar ações que começam no passado, porém ainda estão acontecendo. Nesse caso, será utilizado o simple present do verbo “to have” (have/has) + o present perfect do verbo “to be” + o gerúndio do verbo principal (com a partícula “-ing”).

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!