Voz passiva (passive voice)

Por Sara Gonçalves Cerqueira

Graduada em Letras-Inglês (USP, 2017)

Categorias: Inglês
Faça os exercícios!
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Diferentemente da voz ativa (active voice), a voz passiva (passive voice) projeta maior ênfase naquilo que resulta de uma ação do que no sujeito que a pratica. Logo, podemos dizer que o objeto de maior interesse na oração é algo que aconteceu a alguém ou foi realizado por alguém. Construir uma oração utilizando a voz passiva pode ser fácil com a seguinte fórmula:

Objeto + Verbo to be + Particípio passado do verbo principal + Complemento

Exemplos:

Voz passiva – contextos de uso

A voz passiva é muito utilizada em contextos formais, especialmente textos técnicos, acadêmicos e/ou jornalísticos.

Exemplos:

Na língua inglesa, também usa-se a voz passiva quando o sujeito é indefinido. Ele equivale ao sujeito indeterminado na língua portuguesa.

Exemplos:

Ao contrário da voz ativa, a voz passiva deve ser usada com certa cautela, por poder oferecer riscos de dubiedade. Para diferenciar ambas, elaboramos alguns exemplos.

Voz passiva Tradução Voz ativa Tradução
The Christmas meal is cooked by Luke every year. A ceia de natal é preparada por Luke todos os anos. Luke cooks the Christmas meal every year. Luke prepara a ceia de natal todos os anos.
The bar is painted every month to attract new customers. O bar é pintado todo mês para atrair novos clientes. I paint the bar every month to attract new customers. Eu pinto o bar todo mês para atrair novos clientes.
That dress store was closed. Suck a pity. Aquela loja de vestidos foi fechada. Que pena. Miss Monica closed that dress store. Such a pity. A senhorita Monica fechou aquela loja de vestidos. Que pena.

Links: https://advice.writing.utoronto.ca/revising/passive-voice/

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!