Significativo caminho percorrido pelos povos da era antiga, Megiddo é uma tel ou colina composta de 26 estratos de vestígios de cidades ancestrais, localizada em Israel, próximo a Megido atual. Antigamente esta região constituía considerável cidade-estado e era vista como um ponto ideal para a conflagração de confrontos campais, pois oferecia necessário suporte de água, hospedagem e trechos adequados para a movimentação de soldados.
Esta cidade, também denominada Tel Megiddo pelos judeus e Tell al-Mutesellim pelos árabes, tem um grande significado não só histórico e geográfico, mas também teológico, pois segundo determinadas visões das Sagradas Escrituras, aí se desenrolará o Armagedom, ou seja, a luta final entre os exércitos de Cristo e as tropas comandadas por Satanás ou pelo Anti-Cristo, após o cumprimento das previsões bíblicas relativas ao Fim dos Dias.
A Megiddo bíblica está profundamente ligada à expressão ‘Armagedom’, que tem sua origem no vocábulo grego ‘Har-Magedone’, que não coincidentemente tem o sentido de Monte Megiddo, o vale não precisamente localizável onde se desenrolará, segundo interpretações das previsões do Apocalipse, o futuro conflito protagonizado por Deus, que eliminará seus inimigos, comandados pelo anticristo. Esta passagem pode ser conferida no Apocalipse 16:16; 20:1-3 e 7-10.
Como não há montanha alguma com a denominação Megiddo, supõe-se que a área do combate seja o campo repleto de montes em volta da planície de Megiddo, localizada mais ou menos a sessenta milhas ao norte de Jerusalém. Muitas guerras aí já se desenrolaram, e o vale é célebre por pelo menos duas delas, nas quais Israel obteve a vitória – contra os cananitas e a de Gideão, que se sobrepôs aos Midianitas.
Com sua conotação apocalíptica, Armagedom já ganhou conotação geral, a qual lhe atribui o sentido de ‘fim do mundo’, não apenas de confronto final em Megiddo. A cidade moderna foi declarada, em 2005, Patrimônio Mundial da Unesco, ao lado de Hazor e Beer-Sheba.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Megido
http://www.gotquestions.org/portugues/batalha-do-Armagedom.html
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/2174269